Três pessoas constituídas arguidas em operação do SEF no Grande Porto

Três pessoas constituídas arguidas em operação do SEF no Grande Porto
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Serviço e Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou, na quarta-feira, no Grande Porto, a operação “Carta de Migrante”, da qual resultaram três arguidas e a apreensão de cartas de condução portuguesas e brasileiras, foi esta quinta-feira revelado.

Segundo uma nota de imprensa, o SEF deu cumprimento e mandatos de busca domiciliárias e a viaturas, no âmbito de um inquérito em curso no Departamento de Investigação e Ação Penal de Valongo.

A operação visava “a emissão fraudulenta de largas dezenas de Certificados de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE) e de títulos de condução portugueses irregulares”, lê-se na nota.

De acordo com o SEF, esta operação tinha como objetivo a interrupção de uma alegada atividade criminosa levada a cabo por um grupo organizado de cariz familiar.

O SEF admite a possibilidade deste grupo ter, ao longo de mais de três anos, promovido “dezenas de fraudes à legislação que rege a livre circulação e residência de cidadãos da União Europeia e seus familiares”.

“Ao longo da investigação, foi detetado um eficiente esquema de falsificações e fraudes em cascata com recurso a moradas forjadas, na Área Metropolitana do Grande Porto, que originaram atestados de residência falsos, e a subsequente emissão abusiva, a favor de cidadãos estrangeiros residentes no Reino Unido”, descreve o SEF.

Ainda de acordo com esta polícia de investigação, esta fraude favorecia cidadãos já titulares de duplas nacionalidades comunitárias e sem qualquer ligação ou real expectativa de fixação de residência em território português.

Das buscas resultou a constituição de arguido de três das suspeitas e a apreensão de cartas de condução portuguesas e brasileiras, bem como documentos de identificação de terceiros, formulários oficiais, equipamento de comunicações e equipamento informático.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.