Insólito. Palhinha queixa-se dos cartões em Portugal e é o primeiro suspenso por acumulação em Inglaterra

Insólito. Palhinha queixa-se dos cartões em Portugal e é o primeiro suspenso por acumulação em Inglaterra
| Desporto
Porto Canal

Médio contratado pelo Fulham ao Sporting tinha escapado ao castigo depois de ver cinco amarelos na Liga Portuguesa

Duas semanas depois de ter afirmado que “em Portugal não podia fazer um corte” pois “qualquer toque dava amarelo”, João Palhinha foi o primeiro jogador suspenso por acumulação de cartões na Premier League, a primeira divisão futebolística inglesa.

Em entrevista ao Daily Mail difundida pela imprensa lusa no passado dia 2 de setembro, o centrocampista do Fulham gabou “o estilo de jogo em Inglaterra”, país onde “todos querem jogar com agressividade positiva e fair-play”.

Nos 14 dias seguintes, Palhinha - que já havia sido admoestado três vezes nas quatro jornadas disputadas até então - viu mais dois cartões amarelos e é, segundo o portal estatístico WhoScored, o primeiro atleta do principal escalão britânico a receber um jogo de suspensão por acumulação de amarelos.

Recorde-se que, em 2021, o então médio do Sporting viu o quinto cartão frente ao Boavista, no Estádio do Bessa, e esquivou-se de cumprir castigo na jornada seguinte contra o Benfica.

Fruto da aceitação da providência cautelar apresentada pelo próprio no Tribunal Central Administrativo do Sul, Palhinha suspendeu o castigo e forçou a Liga Portuguesa a alterar os regulamentos de forma a impedir que o caso se viesse a repetir no futuro.

Já no início de 2022, e apesar de ter sido dada razão à Federação Portuguesa de Futebol no recurso, o Conselho de Disciplina anunciou o ponto final no caso e acabou por ilibar o atleta sportinguista.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Borja Sainz marcou o Golo do Mês

Depois de Diogo Costa, Jan Bednarek e Francesco Farioli, também Borja Sainz foi distinguido pela Liga Portugal com um prémio mensal: o fantástico remate em arco do avançado espanhol em Alverca, onde o FC Porto venceu por 3-0 no passado dia 22, acaba de ser eleito como o Golo do Mês em dezembro.

FC Porto: Do Olival vê-se Guimarães

O plantel principal do FC Porto regressou nesta sexta-feira ao trabalho no CTFD Jorge Costa, onde deu início à preparação para o jogo com o Vitória SC (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, relativo à 18.ª jornada do campeonato. André Miranda e Mateus Mide integraram o grupo às ordens de Francesco Farioli.

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.