Historiadores ingleses apontam Benfica e Eusébio como símbolos do Estado Novo

Historiadores ingleses apontam Benfica e Eusébio como símbolos do Estado Novo
| Desporto
Porto Canal

Um dos episódios desta semana do popular podcast inglês “The Rest is History”, conduzido pelos historiadores Tom Holland e Domininc Sandbrook, foi dedicado à história contemporânea de Portugal e apontou o Benfica e Eusébio como símbolos do Estado Novo. A abordagem ao século XX português debruçou-se sobre a tríade Futebol, Fado e Fátima e destacou a importância dos três F’s enquanto pilares do salazarismo.

As conquistas europeias do Benfica em 1961 e 1962, as derrotas dos lisboetas nas finais de outras três edições da Taça dos Campeões Europeus dos anos 60 e o relevo internacional alcançado no mesmo período por Eusébio – descrito como “o português mais famoso de sempre antes de Cristiano Ronaldo” – são os exemplos apontados pelos autores do podcast para demonstrar como o regime de Salazar recorria ao futebol para se projetar e para legitimar políticas como a manutenção das colónias em África.

O episódio número 230 de “The Rest is History” descreve ainda o contexto em que se desenvolveu o culto de Nossa Senhora de Fátima e sublinha a importância de Amália Rodrigues para a cultura portuguesa do século XX – apesar de se ressalvar que não era, ela própria, uma partidária do regime.

+ notícias: Desporto

Francesco Farioli: “A minha mensagem para a família portista é muito clara: juntos contra todos”

A sexta jornada da Liga Europa reserva uma receção ao Malmö FF, agendada para as 20h00 desta quinta-feira (Sport TV5), e Francesco Farioli quer ver um grupo “concentrado e focado no próprio caminho”, “a jogar com força desde a primeira bola para virar o encontro na direção certa” e “a criar oportunidades sem as conceder ao adversário”. Para isso, conta com “o apoio dos adeptos que vão encher uma vez mais o Estádio do Dragão e dar o boost que o plantel precisa para este desafio” frente a uma equipa que, “apesar de ser jovem, tem muito talento” e “não vem cá para perder”.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo com o Estrela da Amadora

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Miguel Fonseca para arbitrar o jogo entre FC Porto e Estrela da Amadora, agendado para a próxima segunda-feira (2045, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 14.ª jornada da Liga Portugal.

FC Porto: Último treino antes do regresso ao Dragão

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta quarta-feira no CTFD Jorge Costa, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Malmö FF (quinta-feira, 20h00, Sport TV5), no Estádio do Dragão, a contar para a 6.ª jornada da Liga Europa.