Ocupação do Museu do Chiado terminou às 10:20

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 5 jul (lusa) - A ocupação do Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, terminou hoje cerca das 10:20, com o abandono das instalações pelo grupo de 50 artistas-ativistas e agentes culturais que ocupavam o museu desde as 20:00 de sexta-feira.

Numa conferência de imprensa realizada através das grades do Museu do Chiado, o porta-voz do grupo disse, sob anonimato, que decidiram acabar o protesto depois de terem sido "abordados por pessoas do museu".

"Mediante essa abordagem decidimos sair, tendo em conta que foi exercida uma pressão sobre nós que consiste em responsabilizar-nos por possíveis represálias sobre a direção deste museu, em consequência da nossa ação", afirmou o porta-voz do grupo.

Entre outras reivindicações, o grupo exige a reposição de entradas gratuitas nos museus aos domingos e uma redução no preço dos bilhetes.

A sala de entrada do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC) foi ocupada ao início da noite de sexta-feira, tendo os ativistas levado para o museu sacos-cama e realizado uma assembleia que votou pela continuação da sua presença nas instalações.

HN/VP (NL) // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.