Evento em Coimbra junta professores de todo o país para pensar a educação

Evento em Coimbra junta professores de todo o país para pensar a educação
| Norte
Porto Canal / Agências

Um encontro de professores de todo o país, que visa a partilha de práticas pedagógicas e tecnologias aplicadas à educação, é organizado pela Universidade de Coimbra nos dias 10 e 11 de março de 2023.

O “EdTech Summit Portugal 2023”, que acontece no Convento de São Francisco em articulação com outros espaços da cidade e da Universidade de Coimbra, conta com ‘workshops’ e conferencistas nacionais e internacionais do setor da educação.

Trata-se de uma iniciativa que visa “refletir sobre a educação que existe, a educação que se quer ter à luz dos desenvolvimentos que têm ocorrido, nomeadamente no domínio tecnológico”, disse hoje, na apresentação do evento, a vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de Estudantes Pré-graduados, Cristina Albuquerque.

O EdTech Summit Portugal 2023 vai ter uma feira tecnológica de soluções adaptadas ao contexto da educação, para que as escolas possam conhecê-las e possam adaptá-las às suas necessidades.

Haverá um espaço de diálogo entre escolas, professores do ensino básico e secundário e empresas, para que as soluções “possam responder cada vez melhor” às necessidades que os professores têm no dia-a-dia.

De acordo com Cristina Albuquerque, esta iniciativa, já realizada noutros países, é “inédita em Portugal”.

“A ideia fundamental é conhecer aquilo que são as tecnologias adaptadas ao contexto da educação e a forma como essas tecnologias podem ajudar na concretização de novas metodologias, novas formas de ensinar e de aprender”, explicou.

A vice-reitora deu ainda nota de que têm surgido estudos que vêm acentuando a ideia de que educação do futuro será sem salas de aula, sem livros e sem professores.

“Esta ideia, de alguma forma preocupante, vem acentuar a necessidade de refletirmos, de forma cada vez mais profunda, sobre o que é que queremos para a educação em Portugal e no mundo”, acrescentou.

O evento procura o diálogo entre todas as instituições participantes e “pode ser muito importante” para determinar o novo paradigma de forma de articulação entre a tecnologia e a educação.

“Em primeiro lugar, a educação e a tecnologia como um meio e não como um fim”, reafirmou.

O evento será acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os professores participantes na iniciativa.

Na sessão de apresentação pública do evento foram assinados vários protocolos de cooperação entre a Universidade de Coimbra e centros de formação de professores.

O programa do EdTech Summit Portugal 2023 deve ser divulgado em outubro ou novembro.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.