Penela arrancou com requalificação da Praça do Município orçada em 1,5 M

Penela arrancou com requalificação da Praça do Município orçada em 1,5 M
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penela, no distrito de Coimbra, deu hoje início à obra de requalificação da Praça do Município, orçada em 1,5 milhões de euros, que vai reconfigurar o centro da vila.

O início dos trabalhos ficou marcado pela presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que, antes, naquele concelho, tinha visitado a empresa de metalomecânica SIRL, líder na produção de betoneiras, que exporta para 88 países.

A intervenção, com duração prevista de 18 meses, é financiada pelo FEDER em cerca de 1,2 milhões de euros.

“Apesar dos constrangimentos temporários que se farão sentir para os habitantes e visitantes de Penela, não temos dúvidas de que o resultado final será fundamental para a reconfiguração da vila e uma mais-valia para o concelho e os seus munícipes”, afirmou o presidente da Câmara, Eduardo Santos.

Segundo o autarca, o investimento promete “revolucionar os acessos aos Paços do Concelho e ao Castelo de Penela”.

Eduardo Santos antevê que esta empreitada venha a resultar num “excelente contributo na revitalização do tecido urbano”, com um grande impacto na requalificação do centro histórico e, consequentemente, na fixação de novas famílias nesta zona da vila.

A obra visa a demolição e construção de um novo muro de suporte entre a Praça do Município e o arruamento inferior, que se encontra em avançado estado de deterioração.

A intervenção prevê a criação de uma zona considerável de estacionamento público, com cerca de 60 lugares, repartida em dois níveis de cota diferentes, que permita dar resposta às necessidades e acessibilidade aos Paços do Concelho, ao Castelo de Penela e à Igreja Santa Eufémia.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.