Câmara das Caldas da Rainha prepara rota cultural dedicada a Bordalo Pinheiro

| País
Porto Canal / Agências

Caldas da Rainha, 04 jul (Lusa)- Peças cerâmicas gigantes de Rafael Bordalo Pinheiro vão poder ser vistas em 2015 nas Caldas da Rainha, onde a câmara municipal está a concluir a rota cultural dedicada ao artista.

A autarquia inaugura, no sábado, uma rã de 1,4 metros, na rotunda da Av. 1.º de Maio, frente à estação de comboios, o primeiro ponto de passagem da futura rota bordaliana.

"Sendo Bordalo Pinheiro um ativo cultural e turístico de Caldas da Rainha e havendo muitos apaixonados de Bordalo, queremos com esta rota captar turistas à cidade", afirmou o vereador do Turismo, Hugo Oliveira, à agência Lusa.

Num investimento de 122 mil euros, o município desafiou a fábrica Bordalo Pinheiro, criada em 1884 pelo artista e atualmente gerida pelo Grupo Visabeira, detentor da Vista Alegre, a construir cerca de 20 figuras do artista, grande parte delas em tamanho gigante.

Figuras construídas "à escala humana, de 1,80 metros de comprimento", como o conhecido Zé Povinho, a Saloia, o Padre Cura ou os gatos" vão estar, em 2015, espalhadas por diversas ruas da cidade.

Outras figuras, em dimensões mais reduzidas, como as couves, os cogumelos, os sardões, lobos e os caracóis, completam a coleção, que ficará exposta em toda a cidade.

As peças estão a ser produzidas até ao final do ano, altura em que vão ser instaladas em vários pontos da cidade, para que os turistas possam começar a percorrer a rota, visitando a cidade.

O autarca exemplificou que as tradicionais andorinhas do artista vão constar, no futuro, da fachada do terminal rodoviário, os gatos e os macacos no Parque D. Carlos I, enquanto o Zé Povinho vai figurar frente aos Paços do Concelho e uma abelha vai "residir" em cima de um quiosque.

Com esta rota, a autarquia quer não só homenagear o artista, como trazer às gerações mais novas as memórias e a história da cidade ligadas a Rafael Bordalo Pinheiro.

O percurso está desenhado para ser feito a pé e ao ritmo de cada turista a partir de orientações que podem seguir numa aplicação instalada no telemóvel e pode ser feito em cerca de duas horas (o mais longo) ou em apenas uma (o mais curto).

A rota vai terminar na fábrica Bordalo Pinheiro, cuja loja ainda hoje vende réplicas construídas em cerâmica a partir dos moldes originais do artista.

A rota consta do projeto de regeneração urbana, um investimento de 10 milhões de euros, comparticipado a 85% por fundos comunitários, do qual faz também parte a requalificação da tradicional Praça da Furta.

FYC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.