Trabalhadores da Controlinveste em greve a 11 de Julho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa) -- Os trabalhadores da Controlinveste estarão em greve no dia 11 de julho, como forma de luta contra o despedimento coletivo de 140 trabalhadores no grupo de comunicação social, anunciou hoje o Sindicato dos Jornalistas.

"O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e os sindicatos representativos dos restantes trabalhadores no Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Notícias Magazine, O Jogo, TSF e Global Imagens apresentaram à Controlinveste pré-avisos de greve para o próximo dia 11 de julho, como forma de luta contra o despedimento coletivo desencadeado contra 140 trabalhadores, 64 dos quais jornalistas", refere o sindicato em comunicado.

O pré-aviso de greve foi apresentado também pelos sindicatos dos Trabalhadores de Telecomunicações (STT) e dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE Norte e Centro, Sul e Ilhas).

A greve é de 24 horas, pelo que "os jornalistas cujos horários de trabalho se iniciem antes das 00:00 ou terminem depois das 24:00 do dia 11 de julho paralisarão por todo o período de trabalho, desde que o mesmo seja maioritariamente prestado nesse dia", explica o SJ.

Os jornalistas exigem a "suspensão dos processos de despedimento e a discussão de alternativas que preservem os projetos editoriais e os postos de trabalho" e sublinham que o pré-aviso de greve "não prejudica a inteira disponibilidade do SJ e dos representantes dos jornalistas para o diálogo".

Os jornalistas do grupo consideram que este despedimento coletivo representa uma "redução dramática na força de trabalho das várias redações" e recusam vir a ser substituídos por trabalhadores "precários ou estudantes em situação de estágio curricular".

Os trabalhadores recordam que "têm demonstrado uma inigualável dedicação e um empenho exemplar no seu trabalho" e mostram-se disponíveis, "dentro de limites aceitáveis", para esforços redobrados no sentido do fortalecimento dos projetos editoriais em que trabalham".

SYP//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.