Intervenções do Fenda: Festival de Arte Urbana serão inauguradas na Noite Branca de Braga

Intervenções do Fenda: Festival de Arte Urbana serão inauguradas na Noite Branca de Braga
| Norte
Porto Canal

Braga acolhe pela segunda vez o FENDA - Festival de Arte Urbana, iniciativa que reúne artistas locais e internacionais para disseminar a arte urbana na Cidade e cujas obras serão inauguradas na Noite Branca de Braga 2022.

Braga acolhe pela segunda vez o FENDA - Festival de Arte Urbana, iniciativa que reúne artistas locais e internacionais para disseminar a arte urbana na Cidade e cujas obras serão inauguradas na Noite Branca de Braga 2022.

Com direcção artística do colectivo Cosmic Burger, curadoria artística da Circus Network e co-organizado com o Município de Braga, a segunda edição do Festival conta com a participação de oito artistas de renome: Mantraste, SpiderTag, Sebastião Peixoto, Monika Reut, Darren John, RA.SO.AL, Mots e Soraia Oliveira.

As intervenções estão localizadas na Escola Carlos Amarante, Edifício do Castelo, Campo das Carvalheiras, Centro Comercial Santa Bárbara, Associação Creche de Braga, Largo Barão S. Martinho, Mercado Municipal e Instituto D. João Cândido de Novais e Sousa.

“Este é um conjunto de trabalhos extremamente interessante que surge do desafio que temos lançado aos artistas, sejam Bracarenses ou não, para, através da arte urbana concretizarem os objectivos do Município de potenciar a sua capacidade e talento de expressão e de regeneração urbana através da arte”, referiu esta Terça-feira Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, acrescentando que o Município pretende estender esta forma de “qualificar o espaço público” para outras intervenções, lembrando o projecto ‘ENERGIZARTE’, desenvolvido em parceria com a Fundação EDP, que utilizou o mobiliário urbano para transformar elementos em factores de atractividade e de valorização para o Concelho.

Ao todo, a Cidade usufruirá de cinco pinturas murais, uma pintura de vidros, uma intervenção de materiais reutilizados e um mural de néon interactivo. O festival coloca artistas locais em contacto com criativos consolidados no panorama internacional, integrando os emergentes e inspirando os inovadores.

Com a intenção de envolver a comunidade, o colectivo artístico, em parceria com a E-Redes, lançou uma ‘open call’ para embelezar 12 caixas de distribuição de energia eléctrica. Os seis vencedores, que usufruirão de um prémio de 400€, intervencionarão na Rua de São Marcos e na Rua do Souto.

Estas intervenções vêm reforçar e dar continuidade ao investimento feito em arte urbana por parte do Município em todo o Concelho e que tem vindo a dar uma nova vida a edifícios privados, escolas e espaços do município, não só através do FENDA, mas também através de outros projectos, como o ‘ENERGIZARTE’ ou o ‘M.A.P.A – Artes Visuais’.

Geradora de uma valorização do espaço público, a arte urbana funciona também como um atractivo turístico.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.