Médicos tarefeiros podem ganhar quase 2.200 euros por 24 horas nas urgências

| País
Porto Canal / Agências

Vai durar até janeiro do próximo ano a medida transitória que autoriza os hospitais públicos a pagar quase 2.200 euros a um médico tarefeiro por um dia de trabalho nas urgências. São quase mais 500 euros do que esses mesmos hospitais pagam aos médicos da casa pelo mesmo serviço. A medida consta de um decreto-lei publicado em Julho e é justificada com os casos de ruptura nas urgências.

 

Os hospitais podem pagar até 90,56 euros por hora aos médicos prestadores de serviço — chamados tarefeiros — para assegurarem o funcionamento das urgências. O esclarecimento foi feito pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) aos hospitais, numa circular de 5 de agosto, sobre o diploma que estabelece a nova remuneração do trabalho suplementar nas urgências.

O Hospital das Caldas da Rainha já pagou 85 euros por hora a médicos prestadores de serviços em ginecologia e obstetrícia para garantir que completava as escalas e mantinha as urgências abertas: no dia 19 de agosto por um turno de 24 horas e no dia 20 por um turno de 12 horas. Cada 12 horas corresponderam assim a um pagamento de mais de mil euros por médico.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.