Ponte da Barca apresenta 33 medidas em plano municipal para a poupança de água

Ponte da Barca apresenta 33 medidas em plano municipal para a poupança de água
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Ponte da Barca apresentou, esta sexta-feira, o plano municipal de gestão da água do concelho que integra 33 medidas de prevenção, mitigação e combate à seca severa, para garantir uma “utilização racional da água”.

“Este plano contempla 33 medidas, umas que já estão a ser iniciadas e, outras, em preparação para serem postas em prática o quanto antes”, disse Augusto Marinho, assegurando que, “neste momento, não há problemas de abastecimento de água, em quantidade e qualidade no concelho”, como é avançado na edição online do jornal "O MINHO".

Segundo Augusto Marinho, trata-se de “um primeiro plano que “pode vir ainda a sofrer ajustes, caso alguma medida não esteja a cumprir o efeito desejado, assim como poderão ser introduzidas outras mais eficazes”.

“Como primeiro ponto temos um plano de prevenção, monitorização e contingência para situações de seca. Temos de saber o que fazer, que meios envolver, que entidades devem estar presentes para que a ação não seja casuística e, muito menos, pontual. Que seja uma atuação o mais abrangente possível”, sublinhou.

Augusto Marinho apontou ainda a criação de uma equipa de fiscalização preventiva e de inspeção de captações ilegais.

Revelou que o município está “gradualmente” a investir na aquisição de um sistema de telemetria, que prevê a instalação de “mil novos contadores inteligentes em 2022 e 2023 para deteção rápida das fugas de água.

O município vai ainda criar uma linha telefónica específica para que os munícipes possam reportar fugas nas redes de abastecimento de água e elaborar um projeto para a reutilização de águas pluviais ou residuais tratadas para rega de espaços verdes e combate a incêndios.

Interditar, temporariamente, o uso de água da rede, como as piscinas e outros equipamentos, evitar a lavagem de ruas, contentores de lixo e papeleiras com água potável e diminuição a sua frequência, são outras das medidas integradas no plano apresentado.

+ notícias: Norte

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado um cabo elétrico, disse fonte dos bombeiros.

Câmara de Valongo vai contrair empréstimo de 1,8ME para acabar Oficina do Brinquedo

A Câmara de Valongo aprovou terça-feira, com a abstenção do PSD, contrair um empréstimo de médio/longo prazo até ao montante de 1.850.934,28 euros para a construção da Oficina do Brinquedo Tradicional Português, indicou o município de maioria socialista.

À 7ª não foi de vez. "Rei dos Catalisadores" volta a ser libertado 

Vítor Macedo, de 30 anos, conhecido como o "rei dos catalisadores", foi detido pela PSP, esta segunda-feira, junto ao Bairro da Pasteleira Nova no Porto. É a sétima detenção desde maio deste ano e, tal como anteriormente, saiu em liberdade.