Farolim da Ínsua assegura o primeiro sinal luminoso da costa portuguesa

| Norte
Porto Canal

Num dos extremos da fortificação que domina a Ilha da Ínsua, no concelho de Caminha, ergue-e o farol da Ínsua. Com apenas seis metros de altura, é crucial para a entrada em segurança na perigosa barra do rio Minho, sendo que assegura o primeiro dos sinais luminosos da costa portuguesa.

Este Farolim insere-se num Forte que foi também estratégico na defesa do território nacional. E no interior do Forte permanecem ainda ruínas de um antigo Convento, um espaço cheio de memória e repleto de património que tem, agora, um projeto ambicioso de reabilitação para fins culturais e turísticos.

De forma a comprovar toda esta beleza natural do farol da Ínsua pode acompanhar o programa "Conversas com História nos Faróis", na próxima quarta-feira.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.