Bombeiros da Guarda dizem que chamas em Aldeia Viçosa “começam a ceder”

Bombeiros da Guarda dizem que chamas em Aldeia Viçosa “começam a ceder”
| Norte
Porto Canal/Agências

O incêndio que deflagrou em Mizarela, pelas 15:36, mantém duas frentes ativas, uma para Mizarela e a outra para Vila Cortês, mas que “começam a ceder” ao combate, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda.

“As chamas já começam a ceder ao combate, mas ainda nos espera uma noite de muito trabalho e tudo vai depender do vento e das direções que possa tomar ou da sua própria força. O incêndio não está controlado”, contou António Pereira.

O comandante explicou que, das duas frentes ativas do incêndio em Aldeia Viçosa, no concelho e distrito da Guarda, a “do lado direito, em Mizarela, neste momento não dá para combater, porque está numa zona onde os homens não chegam, tem de se esperar por uma janela de oportunidade para continuar o combate, mas já baixou a intensidade”.

A frente do lado esquerdo, continuou o comandante, “virada para Vila Cortês [do Mondego] continua mais ativa, mas a ceder ao combate e agora é esperar que continue a ceder e que o vento não vire” de direção.

O alerta em Aldeia Viçosa foi dado pelas 15:36 de hoje e, quase de imediato, foram evacuadas a praia fluvial de Aldeia Viçosa e a povoação de Soida e, pelas 19:40 o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, disse à agência Lusa que o incêndio estava “descontrolado”.

Segundo o autarca, “foi um incêndio que sofreu uma propagação muito rápida” tendo em conta “os ventos fortes e a localização”, numa encosta, junto às eólicas de Mizarela.

“Entretanto, tivemos de retirar também um grupo de campistas de 60 pessoas do parque de campismo de Mizarela” que foram “levados para a Guarda”, contou o autarca.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, António Pereira, explicou à agência Lusa que “há dois feridos a registar”, um dos quais é um bombeiro da sua corporação, que sofreu uma queda no teatro de operações e terá “um possível traumatismo num membro inferior”.

“E há também um popular que foi transportado ao hospital por inalação de fumo”, disse.

Segundo disse à agência Lusa o comandante regional do Centro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, António Ribeiro, “este incêndio é totalmente independente do outro que esteve ativo ao longo da semana” na serra da Estrela.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 22:30 estavam a combater as chamas 359 operacionais, apoiados por 95 veículos.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.