PCP diz que "aumentos salariais não caem do céu e exorta à "intervenção" dos trabalhadores

| Política
Porto Canal / Agências

O PCP defendeu hoje que um "aumento dos salários não cai do céu" e exortou à "intervenção organizada" dos trabalhadores para esse objetivo, defendendo ainda a taxação dos lucros especulativos.

"Um aumento dos salários que não cai do céu, tem de ser conquistado com a luta dos trabalhadores e com a ampliação da intervenção organizada dos que pelo seu trabalho criam a riqueza do país", defendeu Ricardo Costa, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, numa declaração enviada à imprensa.

Para o comunista, o aumento geral dos salários "emerge como uma questão crucial e inadiável para enfrentar a acentuada perda de poder de compra que os trabalhadores e o povo enfrentam decorrente da brutal inflação provocada pela especulação ao serviço dos lucros do grande capital".

"O PCP tem proposto que os lucros que estão a ser obtidos com a especulação sejam tributados através de um imposto extraordinário e isso é cada vez mais necessário, como ainda ontem as Nações Unidas vieram reconhecer", sustentou o dirigente.

O PCP disse que "é preciso ir mais a montante" e "pôr fim à liberalização" da economia, "recuperar o controlo público sobre os sectores estratégicos, abandonar os mecanismos especulativos de fixação de preços, revogar as normas gravosas da legislação laboral", rompendo "o caminho que a política de direita tem imposto ao país".

Ricardo Costa sustentou que "é tão brutal o contraste entre a euforia do grande capital e as dificuldades da generalidade das MPME's [micro, pequenas e médias empresas], que fica à vista o aproveitamento especulativo que os grupos económicos estão a fazer da guerra e das sanções".

O comunista alertou para as "consequências desastrosas sobre as condições de vida dos trabalhadores e do povo, esmagados pela inflação e pelo aumento incessante de bens essenciais como a habitação, a energia e a alimentação".

"Para tentar esconder o processo em curso de expropriação pelo grande capital da riqueza criada pelos trabalhadores, o grande capital usa os seus meios de difusão de falsas notícias para apontar o dedo aos impostos, procurando novas reduções de impostos para si e para os seus lucros. Reduções que inevitavelmente os portugueses acabariam a pagar dos seus próprios impostos ou da redução ainda maior dos serviços públicos a que têm direito", defendeu.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.