Cooperativa Dolmen inaugura centro interpretativo e loja de turismo em Amarante

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 02 jul (Lusa) - A Cooperativa Dolmen, que compreende autarquias e entidades privadas do Baixo Tâmega e Douro Sul, vai inaugurar na quinta-feira, em Amarante, um centro interpretativo e uma loja de turismo, anunciou hoje a organização.

O espaço designa-se "Espaço Douro & Tâmega" e situa-se no centro de Amarante, junto a uma das principais unidades hoteleiras da cidade.

Segundo a cooperativa, o novo equipamento "constitui um marco estratégico da afirmação do território nos planos local, regional e nacional".

A Cooperativa Dolmen é a entidade que executa o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) no Baixo Tâmega.

Para os visitantes, está a ser preparada uma loja destinada à promoção e venda de produtos da região, nomeadamente os vinhos verdes, o artesanato e a doçaria do território.

Os turistas encontrarão, nas novas instalações, informação diversificada sobre oferta hoteleira, gastronomia, itinerários e património natural e arquitetónico da região banhada por aqueles dois rios internacionais.

No novo espaço, estarão informações de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende, concelhos que compõem o designado "Douro Verde".

O espaço comportará também instalações destinadas aos serviços técnicos da cooperativa e um centro de informação da Rota do Românico.

A Dolmen disponibilizará ainda nas suas instalações de Amarante um auditório para a realização de conferências, ações de divulgação e formação.

A cooperativa sublinha o "caráter de multifuncionalidade" do "Espaço Douro & Tâmega".

A Dolmen também tem instalações em Baião e Marco de Canaveses.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática

O município de Vila Real está a combater a expansão da vespa asiática, também conhecida como vespa velutina. O projeto GESVESPA DOURO, liderado pela CIM Douro e financiado pelo POSEUR 2014/20, está em pleno andamento, com a colocação estratégica de armadilhas em todo o concelho.

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.