PR preocupado com situação no Hospital São Francisco Xavier e espera solução rápida

| Política
Porto Canal / Agências

O Presidente da República manifestou hoje preocupação com a situação no Hospital São Francisco Xavier e alertou que "a pior coisa" que poderia acontecer era uma "radicalização de posições", esperando uma solução "antes do começo de agosto".

Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa disse estar preocupado com "a falta de acordo entre os profissionais de saúde e os responsáveis do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no Hospital de São Francisco Xavier".

"Isso preocupa todos nós, preocupa os portugueses porque a pior coisa que poderia existir neste momento em que vamos entrar no mês de agosto era uma radicalização de posições, haver um beco sem saída", defendeu.

E alertou que "quem pagaria a fatura seriam os portugueses e isso em todos os casos, em todas as situações, mas nomeadamente num período que é um período como o período de verão, é uma situação a evitar".

"Se for possível apelar à aproximação de posições entre as duas partes, isso era tão importante", salientou o chefe de Estado, defendendo que "qualquer outra solução de um lado ou de outro é uma má solução".

"Vamos ver se é possível haver um acordo em termos desta estrutura de saúde e de outras antes do começo de agosto", ou seja, ainda este fim de semana, acrescentou.

Os chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier anunciaram hoje a sua demissão, apontando estar em causa o planeamento da escala do mês de agosto, que prevê que a constituição das equipas do serviço de urgência geral (SUG) seja assegurada apenas por um assistente hospitalar (com função de chefia) e um interno de formação geral.

"Não estarão garantidas a capacidade de assistência e cuidados às pessoas que recorrem ao SUG do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) nem a segurança destas e dos profissionais que as assistem. Nesse sentido, concretizando-se este planeamento e a constituição das equipas nele proposta, o grupo apresentará a sua demissão em bloco da função de chefia do SUG, a aplicar a partir do mês de agosto", pode ler-se na carta que enviaram ao Conselho de Administração e à Direção do Serviço de Urgência Geral do CHLO.

Após uma reunião com os profissionais, o Conselho de Administração do CHLO disse ter asseguradas "condições mínimas" para o funcionamento das urgências do Hospital São Francisco Xavier.

O Presidente da República já tinha comentado hoje a demissão dos chefes de equipa da urgência daquela unidade de saúde, tendo pedido um "esforço de todos" para evitar e superar ruturas nas respostas de saúde e considerando injusto que as pessoas sejam prejudicadas devido à pressão no sistema no verão.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.