PAR pediu parecer à 1.ª Comissão sobre resolução do Chega "pelo precedente que cria"

| Política
Porto Canal / Agências

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que pediu parecer à Comissão de Assuntos Constitucionais sobre o projeto de resolução apresentado pelo Chega por causa do "precedente que ele cria".

"Não é pelo projeto em si, mas pelo precedente que ele cria. A AR quer abrir a porta à condenação formal do plenário ao comportamento de um deputado?", questionou Augusto Santos Silva em entrevista ao Expresso, hoje publicada.

Para o presidente da Assembleia da República, o que o preocupa não é o seu caso -- porque acredita que o projeto não passaria no plenário --, mas sim "abrir essa porta".

"Doravante, qualquer partido poderia impor uma censura ao comportamento seja se quem for. Não é muito democrático. Se é razão suficiente para recusar a admissão? Tenho muitas dúvidas", sublinhou.

Num despacho de cinco páginas, datado de terça-feira, o presidente do parlamento indica que pediu à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias que "emita parecer sobre a conformidade constitucional e regimental" do projeto de resolução do Chega, "nomeadamente para efeito da sua admissibilidade".

No documento, divulgado aos jornalistas pelo Chega, a segunda figura do Estado defende que "a regra número um do funcionamento da Assembleia é a total liberdade de expressão" e que "nos termos regimentais, só a degradação gerada pela injúria ou a ofensa pode justificar a intervenção do presidente junto de quem esteja no uso da palavra".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe hoje o presidente do Chega, André Ventura, em Belém, depois de o líder do partido ter pedido uma audiência para se queixar da forma como os trabalhos parlamentares no plenário têm sido conduzidos por Santos Silva.

O pedido surgiu um dia depois de os deputados do Chega terem, na quinta-feira da semana passada, abandonado o hemiciclo em protesto contra a condução dos trabalhos pelo presidente da Assembleia da República, após este ter comentado uma intervenção de Ventura sobre estrangeiros em Portugal.

O partido considerou que este foi um "mais um episódio lamentável por parte de Augusto Santos Silva relativamente ao Chega, demonstrando, uma vez mais, a sua falta de isenção e independência, comportando-se como um representante da maioria governativa, quando devia ser o garante do bom funcionamento dos trabalhos parlamentares, do pluralismo e da representatividade democrática".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.