Pio Alves é a partir de hoje o adminsitrador apostólico da Diocese do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 01 jul (Lusa) -- Pio Alves é a partir de hoje o administrador apostólico da Diocese do Porto, função que desempenhará até à nomeação do bispo que vai suceder a Manuel Clemente, foi hoje anunciado.

"Por nomeação de sua santidade o papa Francisco, a partir do dia 01 de julho o senhor D. Pio Alves desempenha as funções de administrador apostólico da Diocese do Porto até à designação do novo bispo do Porto", informou a Diocese do Porto.

Pio Alves, de 68 anos, é um dos bispos auxiliares do Porto, cargo para o qual foi nomeado a 18 de fevereiro de 2011 por Bento XVI.

Tendo sido ordenado bispo em Braga a 10 de abril de 2011, preside também à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja.

Natural de Lanheses, em Viana do Castelo, Pio Alves foi ordenado sacerdote em 1968, após ter frequentado o seminário de Braga.

No primeiro ano de sacerdócio, o administrador apostólico da diocese do Porto foi coadjutor na paróquia de Creixomil, em Guimarães.

Pio Alves doutorou-se em Teologia Patrística na Universidade de Navarra, em Espanha, onde permaneceu como docente até 1983.

O bispo foi também diretor do arquivo e Biblioteca da Sé de Braga e diretor do Tesouro-Museu da Sé de Braga e, nessa qualidade, presidiu aos trabalhos de ampliação e remodelação das suas instalações e coordenou a preparação da exposição permanente "Raízes de Eternidade. Jesus Cristo, Uma Igreja".

Manuel Clemente, de 64 anos, que exerceu as funções de bispo do Porto desde 2007, foi nomeado sucessor de José Policarpo no dia 18 de maio, devendo tomar posse do cargo de patriarca de Lisboa no sábado, na Sé.

JAP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.