Montenegro diz haver "tentativa" de responsabilizar PSD pela decisão do novo aeroporto de Lisboa

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, Madeira, 24 jul 2022 (Lusa) -- O líder do PSD, Luís Montenegro, disse hoje que a obra do novo aeroporto de Lisboa já devia ter começado há sete anos e considerou haver uma "tentativa de encostar a responsabilidade" pela decisão do projeto aos social-democratas.

"Eu quero ser muito claro: O PSD é um partido responsável, é um partido que entende que estas obras estratégicas, estruturantes, devem merecer um consenso tão alargado quanto possível, mas não vamos inverter os papeis", declarou, esclarecendo: "Quem tem de governar é o Governo, nós cá vamos fazer oposição responsável, como digo, mas oposição".

Luís Montenegro falava à chegada à Herdade do Chão da Lagoa, nas montanhas sobranceiras ao Funchal, onde hoje decorre a festa do PSD/Madeira, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, e onde se encontram já milhares de pessoas.

"Não vamos decidir na vez do Governo. Quando nós estivermos na posição de decidir é porque somos Governo, não é porque somos oposição", afirmou o líder social-democrata, à margem da visita às barracas que representam as 54 freguesias da Região Autónoma da Madeira.

Montenegro disse que o novo aeroporto de Lisboa é uma obra que, em sete anos, "o Partido Socialista não conseguiu colocar no terreno", mas que "nos últimos tempos tem sido alvo de uma tentativa de encostar a responsabilidade de decidir para o PSD".

"Dito isto, sete anos depois, nem sequer as obras no aeroporto da Portela se iniciaram", criticou, realçando que o "caos" nas chegadas em Lisboa é uma "situação intolerável".

E acrescentou: "Eu, aqui, incito o Governo, antes de mais, a tratar do Aeroporto General Humberto Delgado, deve oferecer melhores condições para que a economia e o turismo não saiam prejudicados como têm saído, para além das pessoas propriamente ditas".

O presidente do PSD disse que o partido vai procurar dar todas as contribuições para que se encontre uma "solução para as próximas décadas", mas insistiu em que a responsabilidade pela atual situação é do Governo socialista, liderado por António Costa.

"Repito: só há hoje uma questão em aberto para decidir porque houve uma incompetência enorme do Governo nos últimos sete anos", declarou.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro e o presidente do PSD estiveram reunidos a sós, em São Bento, durante três horas e meia, no primeiro encontro entre ambos.

António Costa caraterizou o encontro como "uma conversa bastante agradável", na qual falaram de vários temas, entre os quais do novo aeroporto.

O chefe do executivo disse, também, que ainda não sabe se terá um acordo com o PSD sobre a nova solução aeroportuária para a região de Lisboa e insistiu que se trata de uma questão estruturante que requer consenso.

DC (SMA/PMF) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.