TAP recruta voluntários internos para fazer face ao caos nos aeroportos
Porto Canal
A TAP está a pedir aos trabalhadores que façam trabalho voluntário para minimizar os constrangimentos vividos nas últimas semanas. Numa mensagem de correio interno, a que o Porto Canal teve acesso, a companhia aérea nacional diz que “o empenho e dedicação de todos os funcionários” fará toda a diferença na gestão da crise vivida no setor da aviação comercial.
“Coragem, responsabilidade, integridade e colaboração são palavras-chave que fazem parte do ADN de cada uma das pessoas da TAP”. É assim que a transportadora começa o email enviado aos colaboradores com a convocatória para fazerem parte da “Assistance Team”. Na mensagem, a TAP diz que “em situações de irregularidade”, a missão dos trabalhadores “passa também por assegurar o bem-estar dos clientes e procurar a melhor solução para que o impacto seja o menor possível”.
Questionada pelo Porto Canal sobre a veracidade do email em causa, a TAP confirma que a mensagem foi enviada aos funcionários, através da rede interna, e que esta realidade não é nova.
Em comunicado, a companhia área nacional explica que “este grupo de voluntários, trabalhadores da companhia, tem como missão prestar assistência e intervir no apoio a passageiros em situações de constrangimento operacional e já foi ativada, por exemplo, durante greves ou a crise provocada pelas cinzas vulcânicas.”
Segundo a TAP, a “Assistance Team” existe desde 2010 e as suas principais funções são “informação, encaminhamento, distribuição de água e comida aos passageiros e de prestação do apoio possível ao staff da escala”.
A companhia acrescenta ainda que a equipa “está a ser reforçada e, como sempre, os trabalhadores estão a aderir ao voluntariado e a mostrar o seu empenho em vestir a camisola” e em servir os clientes.
Mas nem todos os funcionários viram o pedido com bons olhos. Ao Porto Canal, um comissário de bordo da TAP, diz que a convocatória é “uma falta de respeito, noção e consideração”.