Urgência de Obstetrícia em Abrantes condicionada das 09:00 de sábado às 09:00 de domingo

| País
Porto Canal / Agências

(CORREÇÃO NO TÍTULO E NO 1.º PARÁGRAFO) Tomar, Santarém, 22 jul 2022 (Lusa) -- A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes (distrito de Santarém), vai estar condicionada desde as 09:00 de sábado até às 09:00 de domingo, informou a instituição. (CORRIGE O PERÍODO DE ENCERRAMENTO DA URGÊNCIA DE GINOCOLOGIA E OBSTETRÍCIA EM ABRANTES, QUE ENCERRA DAS 09:00 DE SÁBADO ÀS 09:00 DE DOMINGO E NÃO DURANTE TODO O FIM DE SEMANA COMO A INSTITUIÇÃO TINHA INICIALMENTE INDICADO)

Em resposta à Lusa, o CHMT esclarece que, durante este período, a UGO de Abrantes "não receberá doentes urgentes transportadas por ambulância".

"As grávidas e utentes com patologia ginecológica urgente que se desloquem ao Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT serão transferidas para outras unidades do SNS da região, num quadro de articulação e funcionamento em rede, que envolve o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo", afirma.

O CHMT acrescenta que "irá garantir o transporte das utentes em ambulância, com toda a segurança e o acompanhamento de um enfermeiro especialista da instituição".

"Durante todo o período de contingência, o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT será assegurado por uma equipa de profissionais de saúde, constituída por um médico obstetra, três enfermeiros especialistas, entre outros elementos (como assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica), contando também com o apoio dos Serviços de Cirurgia Geral e de Anestesiologia, que prestarão cuidados de saúde circunscritos a situações de risco de vida iminente", sublinha.

Segundo o CHMT, "esta equipa está preparada para dar resposta pronta a situações de emergência inadiável -- que incluem, por exemplo, a realização de uma cesariana de emergência, ou outra condição de risco de vida iminente, como um parto prematuro, ou uma hemorragia pós-parto".

"Reafirma-se que o CHMT, os hospitais da região, a ARSLVT -- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e o CODU/INEM se mantêm em estreita articulação, para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da região", conclui.

 

MLL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).