"Momento histórico". Remoção de resíduos em S. Pedro da Cova em Gondomar concluída quarta-feira

"Momento histórico". Remoção de resíduos em S. Pedro da Cova em Gondomar concluída quarta-feira
| Norte
Porto Canal / Agências

A remoção dos resíduos perigosos depositados há mais de 20 anos em São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, ficará concluída na quarta-feira, revelou hoje a Comissão de Coordenação do Norte (CCDR-Norte), que fala em "momento histórico".

"É um momento histórico para São Pedro da Cova, para a sua população em particular, mas também para Gondomar e para toda a região Norte", refere o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, citado num comunicado enviado à agência Lusa, acrescentando que na quarta-feira se vira, "em definitivo, uma página de má memória ambiental do país e desata-se um nó da garganta da população local".

Para António Cunha, "há agora o desafio de devolver o lugar e a sua memória à população".

Na mesma nota de imprensa, também o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, afirma que "chega ao fim, ao cabo de mais de 20 anos, o mal causado às populações de São Pedro da Cova e de Gondomar", no distrito do Porto.

"Com a remoção destes resíduos perigosos, fecha-se uma importante fase da recuperação daquele lugar para que outra se possa iniciar", diz o autarca.

De acordo com a CCDR-Norte, que lidera a operação de remoção, na quarta-feira sairá o último camião carregado com os resíduos perigosos.

Esse material será encaminhado, por via ferroviária, para "aterro licenciado, com condições para o seu tratamento e depósito", acrescenta a comissão, salvaguardando que o destino dos resíduos é um "centro integrado de recuperação, valorização e eliminação de resíduos perigosos" (CIRVER).

Em causa está a retirada total dos resíduos perigosos do local, que foi prolongada devido à existência de mais 17.000 toneladas de resíduos face às estimativas anteriores.

Estas toneladas que não constavam do plano de remoção anterior foram localizadas "em depressões do terreno com área e profundidade apreciáveis ou relativas a vários maciços ferrosos (também contaminados), com densidade cerca de cinco vezes superior à densidade média da massa dos resíduos", descreveu, em fevereiro, a CCDR-Norte.

Já na nota de imprensa de hoje, esta entidade recorda que "a quantidade de resíduos associada à extensão e à orografia do terreno", bem como "a deteção de algum material explosivo durante a operação" e "os procedimentos inerentes à contração pública dos trabalhos tornaram o projeto especialmente exigente e complexo".

O investimento ascendeu a quase 30 milhões de euros, tendo beneficiado de financiamento, em momentos e fases distintas, dos Fundos Europeus e do Fundo Ambiental.

Para levar a cabo a extensão da empreitada, o Governo, através de uma resolução do Conselho de Ministros publicada a 27 de janeiro no Diário da República, autorizou a dotação de mais dois milhões de euros.

Ao todo, a operação, iniciada em 2014, procedeu à remoção de mais de 292 mil toneladas de resíduos perigosos, provenientes da Siderurgia Nacional e depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, entre 2001 e 2002.

O estudo sobre a perigosidade dos resíduos, que inicialmente foram qualificados como "inertes", foi uma reivindicação da população da freguesia que ao longo de mais de duas décadas multiplicou as ações de luta.

Já a decisão de levar a cabo esse estudo coube à CCDR-Norte, à altura presidida por Carlos Lage, no ano de 2010.

Encomendada ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a primeira avaliação apontava para 88 mil toneladas de resíduos, os quais foram classificados como "muito perigosos".

Hoje a CCDR-Norte recorda que o LNEC "foi responsável pelos trabalhos posteriores de medição e caracterização dos resíduos retirados e pela validação técnica da inexistência de contaminação dos solos subjacentes".

A 26 de novembro do ano passado, em visita ao terreno, o então ministro do Ambiente, Matos Fernandes, garantiu que a operação de remoção dos resíduos perigosos só terminará assim que tudo fosse retirado.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.