Lisboa vai ficar "prejudicada" se António Costa acumular funções - vereador PSD

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) -- O vereador do PSD na Câmara de Lisboa António Prôa considerou hoje que a cidade vai ficar "prejudicada" se o presidente António Costa acumular o cargo com o de secretário-geral do PS.

"Lisboa precisa de um presidente que se dedique em exclusivo à gestão da cidade. Lisboa fica prejudicada com um presidente a meio tempo e ele já está a meio tempo", disse António Prôa à Lusa.

O social-democrata falava depois de António Costa ter dito ao jornal "Expresso" que, mesmo que seja eleito secretário-geral do PS, irá manter-se à frente da Câmara de Lisboa.

Além disso, o vereador considerou importante saber-se se o autarca "terá condições políticas" para ficar na câmara "se perder a disputa para a liderança do PS".

"Outro desafio que deve ser colocado a António Costa é se sairá da câmara se perder as eleições legislativas", acrescentou.

Por seu lado, o vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, lembrou que a decisão de António Costa "não é inédita" na câmara e que Jorge Sampaio foi "simultaneamente presidente da câmara e secretário-geral do PS".

João Gonçalves Pereira defendeu que se deve dar "tempo ao tempo e ver como as coisas correm em setembro" porque, nessa altura, haverá esclarecimentos de António Costa.

"Registamos essa declaração, tal como registamos outras que teve no passado", afirmou o vereador, referindo-se à decisão de António Costa de não se candidatar a secretário-geral do PS quando José Sócrates se demitiu por considerar que não se devia acumular os dois cargos.

Do lado do PCP, o vereador Carlos Moura considerou "normal" António Costa permanecer à frente da câmara "se entender que há condições" para isso.

"É uma situação que depende do seu entendimento e da sua disponibilidade", afirmou.

MCL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.