Trabalhadores da Kemet de Évora vão tentar impugnar despedimento coletivo

| País
Porto Canal / Agências

Évora, 30 jun (Lusa) - Cerca de 70 dos 127 trabalhadores da fábrica de Évora da multinacional Kemet Electronics alvo de despedimento coletivo vão recorrer a tribunal para tentar impugnar o processo, revelou hoje à agência Lusa o delegado sindical.

"É a ultima esperança para os trabalhadores recuperarem o seu posto de trabalho", afirmou Hugo Fernandes, delegado sindical e dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI).

O sindicalista referiu que o grupo de trabalhadores está a preparar vários documentos, com o apoio do gabinete jurídico do SIESI, para tentar impugnar o despedimento coletivo no Tribunal do Trabalho de Évora.

O total de trabalhadores a integrar neste pedido de impugnação "ainda não está fechado", segundo Hugo Fernandes, mas deverá rondar as "cerca de 70" pessoas.

Os restantes trabalhadores alvo do despedimento coletivo que não vão recorrer a este procedimento legal aceitaram a compensação financeira atribuída pela multinacional norte-americana.

"Desde hoje que nenhum dos 127 trabalhadores tem ligação à empresa", assinalou o sindicalista, indicando que "muitos estavam a gozar férias" e que outros "cumpriram o seu último dia na fábrica".

O dirigente do SIESI salientou que os trabalhadores sentem "mágoa pelo silêncio do Ministério da Economia", entidade à qual solicitaram uma análise do processo.

"A produção simplesmente foi deslocalizada para o México e isso não é motivo para um despedimento coletivo", sublinhou, lamentando que, mesmo que o Governo se venha ainda a pronunciar, "já não o vai fazer em tempo útil".

A fábrica de Évora da Kemet Electronics, que passa de 310 para 183 trabalhadores, produz condensadores de tântalo para telemóveis e para a indústria automóvel.

SYM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.