Carlos Moedas: "Descentralização tem sido muito mal feita"

| Política
Porto Canal

Carlos Moedas criticou hoje o processo de transferência de competências para as autarquias locais. Em entrevista ao Porto Canal, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou que o que o governo está a fazer é "a passar tarefas" e não "a capacidade de fazer."

“A descentralização tem sido muito mal feita”. É desta forma que Carlos Moedas aborda um tópico que tem sido marcado por muitos avanços e recuos. Entre a dificuldade de implementação e a relutância de muitos autarcas, esta é uma temática que tem gerado bastante discórdia, bem expresso nas palavras de Carlos Moedas, em entrevista ao Porto Canal. 

O Presidente da Câmara de Lisboa defende que o processo não tem sido bem conduzido, especialmente na área" da educação. 

O autarca defende que "se queremos uma verdadeira descentralização temos que descentralizar o total da educação".

Moedas acrescenta ainda que, ao não ter a capacidade de, por exemplo, contratar professores, os autarcas são vistos como "tarefeiros do governo". 

A outra problemática em torno da descentralização relaciona-se com "a parte dos recursos", segundo o autarca, referindo que as verbas recebidas pelas Câmaras Municipais em todo o processo não insuficientes. 

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.