Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 

Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 
| Mundo
Porto Canal

O ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou hoje que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, terá informado o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a “libertação” da autoproclamada República Popular de Lugansk. Após assumir o controlo da cidade de Lisichansk, o ministro afirma que a região está agora sob o total controlo russo.

"Hoje, 3 de julho de 2022, o ministro da Defesa da Federação Russa, General do Exército Sergei Shoigu, relatou ao Comandante Supremo das Forças Armadas da Federação Russa Vladimir Putin sobre a libertação da República Popular de Luhansk", terá dito o ministério em comunicado.

A confirmar-se a conquista de Lysychansk, o último bastião da Ucrânia na região de Lugansk, a Rússia e as forças separatistas controlam a totalidade da mesma, algo que já foi comunicado pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, ao presidente Vladimir Putin.

Cerca de uma hora depois do anúncio de Moscovo, em resposta à BBC, o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, negou a informação avançada pelo Kremlin, de que a Rússia controla totalmente Lysychansk e, consequentemente, toda a região de Lugansk.

Sak afirma, contudo, que a situação é "bastante intensa já há algum tempo", dado que as forças russas estão a atacar a cidade "sem parar".

"Para os ucranianos, o valor da vida humana é uma prioridade máxima, por isso por vezes podemos retirar-nos de certas áreas para as podermos retomar no futuro", acrescentou.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.