Congresso PSD: Montenegro já votou para os órgãos nacionais do partido

Congresso PSD: Montenegro já votou para os órgãos nacionais do partido
Foto: PSD
| Política
Porto Canal / Agências

O presidente eleito do PSD, Luis Montenegro, já votou para as eleições dos órgãos nacionais do partido e deixou para mais tarde qualquer intervenção.

"Agora é altura de votar, não é altura de intervir", disse, à chegada ao último dia do 40.º Congresso Nacional do PSD, cerca das 09:50.

Minutos antes da chegada de Luis Montenegro votou o seu adversário nas últimas eleições diretas para a liderança do PSD, Jorge Moreira da Silva.

A reunião magna do PSD termina hoje com o discurso de encerramento de Luís Montenegro, mais virado para o país, e com a eleição dos órgãos nacionais, para os quais pediu "apoio significativo".

No arranque do congresso, na sexta-feira, Montenegro prometeu para hoje algumas propostas concretas, nomeadamente sobre o programa de emergência social que defendeu durante a campanha interna.

"O Governo anda desnorteado e anda desfocado do essencial (...) O Governo não responde, assobia para o ar, não tem a coragem de ter um programa de emergência social, mas nós no PSD vamos trabalhar para apresentar medidas concretas neste domínio e nas conclusões deste congresso terei ocasião de vos deixar já algumas linhas de orientação daquilo que o Governo pode e deve fazer para ajudar as pessoas que estão numa situação económica e social muito debilitada", afirmou.

Luis Montenegro defendeu que o Governo tem "obrigação moral" de usar o excedente de receita fiscal que tem para ajudar quem atravessa maiores dificuldades com a inflação.

A votação para os órgãos nacionais decorre entre as 09:00 e as 11:00, com a curiosidade de se saber se Montenegro terá uma votação reforçada para a sua Comissão Política Nacional. No último congresso, a direção de Rio recolheu 67,6% de votos.

Na sua direção, Luís Montenegro manteve segredo até ao fim, e surpreendeu com o anúncio para vice-presidentes o eurodeputado Paulo Rangel e do adversário na corrida a liderança de 2020 Miguel Pinto Luz, além de apoiantes de sempre como Margarida Balseiro Lopes, Paulo Cunha ou António Leitão Amaro.

Para o Conselho Nacional, a direção apresentou uma lista encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, e já viu 'encolher' a concorrência.

Em vez das onze listas apresentadas no último Congresso, em dezembro do ano passado, ao chamado parlamento do partido, hoje vão a votos apenas sete e nenhuma delas com uma tónica de oposição.

Na sessão de encerramento, prevista para as 13:00, marcarão presença representantes do PS, CDS, IL, PCP, PAN, Livre e Chega e também o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, aceitou o convite do PSD para estar no Pavilhão Rosa Mota.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.