Dezenas de árvores de grande porte abatidas no centro do Porto por ordem do Montepio

Dezenas de árvores de grande porte abatidas no centro do Porto por ordem do Montepio
| Norte
Porto Canal

Associação Mutualista ordenou o abate de dezenas de árvores da baixa da Invicta, área onde escasseiam espaços verdes, tendo em vista a construção de um empreendimento. Autarquia defende que árvores se encontravam em mau estado.

O centro do Porto é terreno fértil para o surgimento de empreendimentos que surgem, quase, em catadupa. Por entre obras e demais construções vão escasseando, em certas zonas, espaços verdes, numa constante senda de desenvolvimento cosmopolita. E a baixa da Invicta prepara-se para receber nova edificação no terreno da antiga Escola Académica, que também já foi casa do Teatro Experimental do Porto.

No entanto, para avançar com a operação de urbanização da Quinta do Pinheiro, localizado no centro do Porto, a Associação Mutualista Montepio abateu dezenas de árvores de grande porte, numa área onde há poucos espaços verdes.
Os moradores queixam-se da decisão e lamentam o desaparecimento da mancha verde, uma vez que apósa intervenção, sobraram apenas dois tulipeiros, dois ciprestes e algumas camélias, onde antes a diversidade de arvoredo e plantas abundava.

Perante o clima de insatisfação, o Montepio refere que vai transplantar algumas árvores e plantar outras. Quanto à Câmara Municipal diz que a maior parte das árvores estavam em mau estado.

Em março, a associação mutualista anunciou que iria avançar para a construção de um empreendimento de seis edifícios com capacidade para 117 apartamentos e 192 lugares de estacionamento. A operação destina-se ao arrendamento a custos controlados.

Contudo, apesar de o anúncio só ter acontecido este ano, este é um longo processo que remonta já a 1997, ano em que arrancou a operação de loteamento. E só em 2020 foi aprovado o projeto depois de vários anos em tribunal com a autarquia.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.