Portugal vence prémio 'fair-play' do Europeu de sub-17

| Desporto
Porto Canal com Lusa

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 venceu o prémio 'fair-play' da última edição do Campeonato da Europa da categoria, que decorreu em Israel, em maio, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O treinador José Lima, que orientou Portugal no Europeu, mostrou-se orgulhoso pela atribuição do prémio e considera que se trata do reconhecimento de uma característica não só deste conjunto, como de todas as seleções nacionais.

"É um prémio que nos deixa satisfeitos e orgulhosos, mas não era este o prémio que mais desejávamos. Saímos da prova de forma inglória, como é sabido, perdemos nas grandes penalidades quando poderíamos ter ido claramente à final", disse, em declarações divulgadas no site oficial da FPF.

Para José Lima, o prémio "dignifica a forma como a equipa jogou o torneio" e, acima de tudo, é uma prova de como as seleções nacionais trabalham, procurando privilegiar a qualidade de jogo, mas não ganhar a qualquer custo.

"É sinal de que, apesar de não termos ganho, a equipa teve sempre uma postura exemplar, mesmo nos momentos mais adversos. Estivemos à altura do símbolo que trazemos ao peito", acrescentou José Lima.

Portugal foi eliminado pela França nas meias-finais do Euro2022, no desempate por grandes penalidades, sendo que os gauleses viriam a conquistar a prova, depois de baterem os Países Baixos na final.

+ notícias: Desporto

Benfica ameaça deixar candidatura ao troféu do "fair play"

Lourenço Coelho, representantes do Benfica no sorteio da Liga Portugal para a época 2022/2023, que ocorreu na terça-feira na Alfândega, afirmou que "se não nos respeitarem, não seremos candidatos ao prémio fair play."

O diretor-geral das águias deixou recados para a próxima época e ameaçou mesmo abdicar da candidatura à distinção da liga.

FC Porto: David Carmo é Dragão até 2027

Está apresentada a primeira aquisição do FC Porto para a temporada 2022/23. David Carmo nasceu em Aveiro há 22 anos, tem 1,96 metros de altura e é um dos jovens intenrnacionais portugueses mais promissores da atualidade. Com passagens pelos escalões de formação do Beira-Mar, Estarreja, Benfica, Anadia e Sanjoanense antes de se fixar no SC Braga, o defesa sagrou-se Campeão Europeu de Sub-19 enquanto titular da seleção nacional em 2018 e, três anos depois, ergueu a Taça de Portugal com a camisola dos arsenalistas.

FC Porto faz videochamada com avançado dos Sub-15 que prossegue recuperação 

A equipa principal do FC Porto esteve na manhã desta terça-feira em videochamada com Rodrigo Moreira, avançado Sub-15. O jogador ainda se encontra em recuperação após o incidente que sofreu no passado mês.