Vale de Cambra investe em centro ambiental e requalifica Avenida Camilo Matos

| País
Porto Canal / Agências

Vale de Cambra, 26 jun (Lusa) - A Câmara Municipal de Vale de Cambra ainda não tem conclusões quanto à auditoria destinada a apurar a situação económico-financeira da autarquia, mas está a avançar no centro da cidade com dois projetos financiados por fundos comunitários.

Segundo revelou hoje fonte da autarquia, um desses investimentos é o relativo ao Centro de Educação Ambiental que, embora já venha promovendo atividades pedagógicas nas escolas do município, foi sujeito a uma candidatura para construção de um edifício próprio no Parque Urbano da Cidade. A outra aposta é na requalificação da Avenida Camilo Tavares Matos e da envolvente do Santuário de Santo António.

"Apesar de o seu espaço físico ainda não estar pronto, o Centro de Educação Ambiental já atua nas escolas de Búzio, nas Dairas e na Escola Secundária, desenvolvendo atividades para os mais jovens, que são um público muito importante na sustentabilidade do projeto", defende a mesma fonte.

No total, essas ações imateriais e a construção do edifício no Parque da Cidade envolvem um total de 200.000 euros, com 85% de financiamento pelo programa ON2 - Novo Norte, no âmbito do projeto de Regeneração Urbana "ConViver Vale de Cambra".

O edifício vai continuar a apoiar as ações de sensibilização e workshops já em curso, nomeadamente no que concerne à compostagem doméstica, mas passará também a desenvolver ateliês dirigidos à população em geral e a promover visitas guiadas a pontos de interesse ambiental.

Quanto ao prazo para execução do imóvel, a autarquia não o refere, mas adianta que a empreitada "tem que arrancar em breve".

No que se refere ao arranjo daquela que é uma das principais avenidas da cidade, a autarquia não revela o valor da obra, mas os trabalhos já estão em curso e deverão dar-se por concluídos no final de setembro.

"A empreitada é objeto de financiamento pelo QREN, a 85%, e integra o projeto de Regeneração Urbana - ConViver Vale de Cambra", revela a mesma fonte.

A obra em questão poderia não ser considerada prioritária nesta altura, mas, ainda segundo a mesma fonte, "a sua não-execução acarretaria penalizações para o município, nomeadamente a devolução de verbas já recebidas relativas a outras ações da mesma candidatura".

Nesse sentido, a Câmara vem apelando à compreensão da comunidade, "em especial de moradores e comerciantes", para os "inconvenientes que necessariamente serão causados" pelos trabalhos.

Essas intervenções estendem-se também ao Santuário de Santo António, na Rua Dr. Domingos Almeida Brandão, e preveem a drenagem de águas residuais e pluviais, a fresagem do piso e sua pavimentação, e a instalação de sinalização horizontal e vertical, com vista a "uma maior e melhor mobilidade para trânsito e peões".

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.