Mais de três mil crianças concentram-se frente à Praça do Município para abrirem a 18ª edição da Braga Romana

| Norte
Porto Canal

Mais de três mil crianças de todas as escolas de Braga concentram-se na manhã desta quarta-feira, frente à Praça do Município, para juntos abrirem a 18ª edição da Braga Romana, um evento que se prolonga até ao próximo domingo e que recua até à Bracara Augusta, uma viagem de mais de dois mil anos. Depois de dois anos impedida de se realizar, a edição da Braga Romana abre, ete ano, com uma homenagem à Deusa Flora, símbolo do renascimento da primavera e também símbolo do renascimento deste próprio evento depois da pausa devido à pandemia.

Em declarações ao Porto Canal, são várias as crianças que se mostram contentes por regressarem a este evento vestidas a rigor, com o traje romano. Todas as pessoas envolvidas, desde professores a auxiliares estavam com saudades "até porque é uma atividade que todas as crianças adoram", explicou uma das professoras presentes nesta 18ª edição.

+ notícias: Norte

Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Uma reportagem Porto Canal

Está para breve a reabertura do Museu Mineiro de São Pedro da Cova. O espaço, criado nos anos 80, está a ser alvo de obras de requalificação para permitir ao visitante experienciar de uma forma inovadora como se fazia a extração de carvão em Gondomar.

Imagens exclusivas de comboio da CP sobrelotado

O Porto Canal teve acesso a imagens de um comboio da CP que fazia a ligação Porto-Pocinho e seguia sobrelotado.

Diretor do Serviço de Cirurgia do Trás-os-Montes afirma que "novo exame do Cancro da Mama em Vila Real evita as deslocações ao Porto"

O Diretor do Serviço de Cirurgia geral do Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro, João Pinto de Sousa, afirmou, na manhã desta segunda-feira, em declarações ao Porto Canal, que "o Hospital de Vila Real desde há um mês que passa a ter um novo exame que ajuda a detetar os gânglios" e, acrescenta ainda que "esse novo exame do Cancro da Mama em Vila Real evita as deslocações ao Porto".