Reabertura da linha ferroviária até Barca d'Alva é investimento prioritário no Douro

| Política
Porto Canal com Lusa

Peso da Régua, Vila Real, 23 mai 2022 (Lusa) -- A reabertura do troço Pocinho -- Barca d'Alva, na Linha do Douro, é reivindicada por autarcas, instituições e população que defendem tratar-se de um investimento prioritário para o transporte de pessoas e mercadorias, turismo e ambiente.

O estudo para a Reabilitação da Linha do Douro -- Troço Pocinho/Barca d'Alva, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Infraestruturas de Portugal (IP), vai ser apresentado na quarta-feira, no Peso da Régua, numa sessão com a participação prevista dos ministros das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é reivindicada a reabertura dos 28 quilómetros do troço entre Pocinho e Barca d'Alva, desativado em 1988.

Em 2020, foi entregue no parlamento uma petição com 13.500 assinaturas em defesa da reativação da linha até Barca d'Alva e ligação a Espanha, uma iniciativa promovida pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM) e a Fundação Museu do Douro.

"O abandono da linha foi um erro estratégico. A sua reativação vem corrigir um erro que se cometeu e que prejudicou imenso o Interior, vem contribuir para o desenvolvimento e aproximar das comunidades. É um investimento prioritário para a região", afirmou hoje à agência Lusa o diretor do Museu do Douro, Fernando Seara.

O responsável disse esperar que o comboio possa chegar, no futuro, a Espanha.

"Ainda há muito caminho para andar, mas acho que se estão a dar os passos certos no sentido da reativação da linha, da eletrificação e de dar ao Douro o que precisa e merece em termos de mobilidade, turismo, de transporte de mercadorias", salientou.

O presidente da Câmara da Régua, José Manuel Gonçalves, frisou que se trata de "um investimento prioritário" para a região, conforme definido pela Comunidade Intermunicipal do Douro, que agrega 19 municípios.

"É unânime, no território, a defesa do investimento nesta linha e, em função disso, aquilo que nós esperamos é que ele se concretize na sua globalidade", afirmou.

O autarca disse ainda que todos os estudos "apontam para a viabilidade técnica e económica da linha, mesmo que não exista a ligação a Espanha" e que espera que se "arranje disponibilidade financeira" para a sua concretização.

"Este foi um percurso de vários anos em que se foram somando argumentos e que espero que, na quarta-feira, eles estejam refletidos nos estudos que vão ser apresentados", apontou o presidente da direção da Associação Vale d'Ouro, Luís Almeida, que tem estado na linha da frente da defesa da linha ferroviária do Douro.

O responsável acredita na viabilidade da reabertura e aponta como vantagens o encurtamento da distância entre o oceano Atlântico (Porto) e Espanha, a coesão territorial e o incremento turístico, nomeadamente a nível de passageiros na linha ferroviária e no surgimento de novas ofertas.

"Parece-me que este é um investimento que nem devia depender de fundos europeus, se calhar até devia sair diretamente do Orçamento do Estado", sublinhou.

Para quarta-feira está marcada a apresentação do estudo "Linha do Douro -- Estudo da viabilidade da reabilitação da ligação ferroviária Pocinho/Barca d'Alva - análise técnica e ambiental", realizado pela IP.

O estudo, segundo as primeiras conclusões reveladas no final de abril num comunicado da comissão de trabalho para a reativação da Linha do Douro até Barca d'Alva, divulgado pela Câmara da Régua, estima que o projeto ronde os 75 milhões de euros, dos quais 59 milhões serão destinados a "obra e o restante a estudos, projetos, fiscalização e estaleiro".

Indica ainda que a reabertura deste troço da Linha do Douro representa um "ganho superior a 30 minutos", quando comparado com a alternativa rodoviária existente.

Neste cenário de reabilitação, manter-se-á a via única balastrada com bitola ibérica, embora eletrificada, não sendo, por isso, necessário proceder ao alargamento da atual plataforma.

A Assembleia da República aprovou em 2021, por unanimidade, projetos de resolução do BE, PAN, PSD, PCP e PEV que defendem a requalificação da Linha do Douro e a reabertura do troço até Barca d´Alva.

Em dezembro, a ministra da Coesão Territorial disse que a reativação até Barca d'Alva é um desígnio deste território que vai ser concretizado.

"Será certamente importante fazermos e vamos fazer a Linha do Douro. É um desígnio deste território e mal andaria o governo, ou os governos, que não apoiassem o projeto da Linha do Douro", afirmou Ana Abrunhosa, na cerimónia evocativa dos 20 anos do Douro Património Mundial da UNESCO.

PLI//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.