Portugal aponta aos "oitavos" no Mundial de andebol feminino de sub-20

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jun (Lusa) -- A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 inicia, no sábado, o Mundial da Croácia2014 frente à França, em Koprivnica, com o objetivo de "lutar pelos oitavos de final", "ser competitiva" e "intrometer-se entre os favoritos".

Portugal integra o Grupo C da fase regular, que decorre em cinco jornadas até 05 de julho, juntamente com as seleções da Suécia, França e Hungria, respetivamente primeiro, segundo e terceiro classificados do último Mundial de sub-20, Japão e Congo.

"Vamos tentar terminar entre os quatro primeiros do nosso grupo para ficar entre os 16 classificados para os oitavos e depois, a partir daí, vamos ver o que é que vai acontecer", referiu à agência Lusa o selecionador João Florêncio.

Os quatro melhores classificados dos quatro grupos de qualificação, cada um com seis equipas, seguem para os oitavos de final, que se disputam em Koprivnica e Dugo Selo, a 07 de julho.

Nesta fase, o Grupo A cruza com o Grupo B, com o primeiro classificado a defrontar o quarto e o segundo o terceiro, o mesmo acontecendo entre os grupos C -- de Portugal - e D, que integra Rússia, Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Tunísia.

"Temos três equipas europeias muito fortes e a seleção do Japão, que é igualmente boa e que no último mundial de sub-18 ficou em sétimo, perdendo apenas com um golo com a campeã do Mundo desta geração, a Dinamarca", explicou João Florêncio.

As seleções que terminarem a fase de grupos nos quinto e sexto lugares seguem para a Taça Presidente, que vai ter lugar em Cakovec, de 07 a 09 de julho.

"Estou confiante que vamos ser competitivos, mesmo com as seleções mais poderosas e, se formos competitivos e conseguirmos meter umas `garfadazinhas´ no favoritismo dessas seleções, será excelente", defendeu.

João Florêncio assegura que a seleção portuguesa vai "jogar de igual para igual com as demais e lutar muito".

"Vamos transmitir a ideia de que há aqui futuro e depois vamos ser competitivos com as seleções que vamos encontrar", disse.

O selecionador luso destacou ainda o feito inédito de, pela primeira vez no andebol feminino português de formação, duas seleções marcarem presença este ano nas fases finais dos mundiais de sub-20 (juniores A) e sub-18 (juniores B).

"Conseguimos este apuramento nas duas seleções em função da classificação que obtivemos nos sub-17, quarto lugar no Europeu, e em função do apuramento nos sub-20", explicou o selecionador.

João Florêncio adiantou que o foco principal desta participação dupla de Portugal em fases finais de mundiais incide na seleção mais jovem, de sub-18, que, "pelas provas realizadas e pela sua capacidade internacional, tem tido um registo mais competitivo".

"O importante é conseguir que estas duas gerações estejam num nível elevado e isso já conseguimos. Agora, vamos tentar estar ao melhor nível também nos mundiais", explicou João Florêncio.

Ainda de acordo com o selecionador português, esta é uma "oportunidade fantástica para esta geração de atletas", na qual os responsáveis da federação depositam "muita esperança".

Portugal começa a sua participação frente à França, a 28 de junho, e, a 29 de junho, as lusas defrontam a Suécia. Segue-se um dia de folga e, depois, o jogo com a Hungria, a 01 de julho. Nova folga e Portugal defronta o Japão, a 03 de julho, após o que, depois de nova pausa, encerra a participação com o Congo, a 05 de julho.

Os jogos dos quartos de final decorrerão em Koprivnica, a 09 de julho, e os jogos de classificação final, dos nono ao 16.º lugares em Dugo Selo, a 09, 10 e 12 de julho.

Os vencidos dos quartos de final vão competir para os quinto ao oitavo lugares, a 11 e 13 de julho, enquanto os semifinalistas vão jogar a 11 de julho no mesmo local. As finais decidem-se em Koprivnica, a 13 de julho.

A lista de 16 jogadoras eleita por João Florêncio para o Mundial da Croácia2014 é a seguinte:

- Guarda-redes: Isabel Góis (Madeira SAD) e Jessica Ferreira (CS Madeira).

- 1.ª linha: Patrícia Mendes (Juventude Lis), Mónica Soares (Alavarium), Mariana Lopes (Alavarium), Ana Gante (Juventude Lis), Maria Cerqueira (Maiastars) e Patrícia Lima (Colégio de Gaia).

- 2.ª Linha: Daniela Mendes (CA Leça), Sofia Mota (Colégio de Gaia), Patricia Rodrigues (JAC Alcanena), Rute Fernandes (Assomada), Tânia Braga (Alpendorada), Adriana Silva (JAC Alcanena), Soraia Fernandes (Alavarium)) e Juceleyde Cabral (Colégio de Gaia).

Constituição dos grupos:

- Grupo A (Dugo Selo): Noruega, Coreia do Sul, Croácia, República Checa, Uruguai e Cazaquistão.

- Grupo B (Zagreb): Dinamarca, Holanda, Alemanha, Angola, Sérvia e Argentina.

- Grupo C (Koprivnica): Hungria, França, Suécia, Japão, Congo e Portugal.

- Grupo D (Cakovec): Rússia, Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Tunísia.

APS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.