Urgências do Hospital São João batem novo recorde. Diretor da unidade aponta "disfunção crónica do funcionamento do serviço" e "crescimento significativo dos casos covid-19"

| Norte
Porto Canal

As urgências do Hospital de São João no Porto bateu, na passada segunda-feira, o número de admissões às urgências, chegando aos 1022 doentes, o maior número de urgências desde que há registo. Em declarações ao Porto Canal, o Diretor do serviço de urgências do Hospital São João, Nélson Pereira, explicou que existem dois fatores principais responsáveis por esta situação, desde logo "a disfunção crónica do funcionamento do serviço de urgências e o crescimento significativo dos casos covid-19" que não são graves e que muitas das vezes não justificam a ida às urgências. 

Além disso, para ainda agravar mais a situação "o SNS 24 continua a enviar indevidamente doentes para os serviços de urgência com situações simples e desnecessárias", contou Nélson Pereira. 

Para que se consiga reverter esta situação de afluência ao São João é preciso "apostar nos cuidados de saúde primários, apostar significativamente na requalificação de recursos humanos" e ainda é necessário ser coerente na aplicação de medidas, nomeadamente na "generalidade de acesso a testes covid-19 para não castigar os serviços  de urgência", afirmou o Nélson Pereira.

Entre as várias declarações, o diretor do serviço de urgências do Hospital São João referiu que esta afluência afeta a qualidade de trabalho de todos os profissionais e é evidente que poderá colocar em causa o atendimento de casos graves. 

+ notícias: Norte

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.

Colisão entre dois carros faz cinco feridos em Famalicão

Cinco pessoas sofrerem ferimentos considerados ligeiros, na sequência de uma colisão rodoviária que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, na freguesia de Louro, em Vila Nova de Famalicão, informaram os Bombeiros Voluntários Famalicenses numa publicação na rede social Facebook.