Eixo Atlântico garante 67 milhões de euros para iniciar modernização da Linha do Minho

Eixo Atlântico garante 67 milhões de euros para iniciar modernização da Linha do Minho
| Economia
Porto Canal

O presidente do Eixo Atlântico disse hoje que a modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, deverá estar concluída no primeiro semestre de 2017 e que as primeiras obras arrancam em março do próximo ano.

José Maria Costa prestou a informação na sequência de uma reunião, na quinta-feira, com a administração da Rede Ferroviária Nacional (Refer), garantindo já estar em preparação a abertura de quatro concursos públicos para as primeiras obras, no valor de 67 milhões de euros.

"A Refer informou-nos que está a preparar o lançamento de quatro concursos. Um é para a construção de uma subestação elétrica, outro para sinalização e mais dois para a modernização e eletrificação da linha - entre Nine e Viana do Castelo e outro até Valença", explicou o autarca português e líder do Eixo Atlântico.

Estas obras, que já contam com financiamento garantido através de uma reprogramação de fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), "deverão arrancar em março de 2014", indicou ainda José Maria Costa, citando a informação que recebeu da administração da Refer, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária nacional.

"A modernização entre Nine e Viana do Castelo deverá estar concluída no primeiro semestre de 2016 e entre Viana do Castelo e Valença no primeiro semestre de 2017", apontou ainda o líder do Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza.

Trata-se de um investimento reclamado há dois anos pelo Eixo Atlântico e que consiste essencialmente na eletrificação, aquisição de novo material circulante, modernização e sinalização da linha, a qual serve o serviço ferroviário internacional entre Porto e Vigo (Espanha).

José Maria Costa, que é também autarca de Viana do Castelo, garante que os investimentos agora confirmados permitirão "otimizar" a utilização da ligação ferroviária entre o norte de Portugal e a Galiza, em termos de serviços de passageiros e mercadorias.

"Ficou estabelecido que vamos continuar a trabalhar com a Refer e com a CP no sentido de potenciar a via-férrea, criando programas e incentivos para a sua utilização. Para que a linha possa cumprir uma função importante de dinamização económica, de articulação entre as atividades portuárias e aeroportuárias e do turismo", rematou o autarca.

Na declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, realizada a 13 de maio em Madrid, os Governos de Portugal e Espanha assumiram o "compromisso" de "agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a eletrificação de todo o trajeto" da linha entre Porto e Vigo "até 2016".

O objetivo passa por ter uma ligação com uma hora e meia de duração, num modelo semelhante ao intercidades nacional.

A viagem entre Porto e Vigo demora, atualmente, mais de três horas, mas já a partir de terça-feira será reduzida para duas horas e quinze minutos, com o arranque de duas ligações diretas, em cada sentido.

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