Vila do Conde cria gabinete para operacionalizar o acolhimento de refugiados

| Norte
Porto Canal

A autarquia de Vila do Conde criou um gabinete para ajudar na operacionalização do acolhimento de refugiados vítimas do conflito na Ucrânia. Em Vila do Conde já se encontram 60 famílias e entre esta quinta-feira e o dia de amanhã são esperadas mais famílias. Em declarações ao Porto Canal, uma ucraniana que está em Vila do Conde há quatro dias agradeceu tudo o que foi feito por ela e salientou que este "tipo de programas são muito importantes". Enfermeira de profissão na Ucrânia contou ao Porto Canal que pretende melhorar as suas qualificações em Portugal e que quer viver cá.

"Toda a integração tem sido feita com enorme vontade de solidariedade", disse o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vitor Costa. 

O autarca explicou que a "grande preocupação foi ter um programa integrado, seja com alojamento, na procura de emprego e na integração das crianças nas escolas" e adiantou que "durante a próxima semana também terão um programa de integração na língua portuguesa".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.