Europa financia com 3,2 milhões de euros investigação em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 mar 2022 (Lusa) - O Conselho Europeu de Investigação vai financiar com 3,2 milhões de euros estudos feitos em Portugal sobre o impacto da poluição marinha no desenvolvimento económico e os aceleradores de partículas do Universo, foi hoje anunciado.

Alex Armand, investigador da Universidade Nova de Lisboa, lidera a equipa do projeto que vai obter uma bolsa de 1,4 milhões de euros para avaliar, durante cinco anos, o efeito da contaminação das águas costeiras no desenvolvimento económico dos países mais pobres, recorrendo a dados de satélite e a inquéritos a famílias, indicou a instituição em comunicado.

O investigador Frederico Fiúza, que regressa ao Instituto Superior Técnico, onde se formou, coordena o grupo contemplado com uma bolsa de 1,8 milhões de euros para estudar os aceleradores de partículas do Universo, usando simulações computacionais, técnicas de aprendizagem automática e experiências em laboratório, segundo uma nota da instituição.

Ambos os estudos fazem parte do pacote de oito projetos de investigação de cientistas a trabalharem em Portugal que vão beneficiar de bolsas do Conselho Europeu de Investigação no valor total de 15 milhões de euros, de acordo com uma nota hoje divulgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

O Conselho Europeu de Investigação é um organismo da União Europeia que financia a investigação científica, nomeadamente através de bolsas.

ER (MYCA) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.