Seis freguesias de Baião contestam agregação no Supremo Tribunal Administrativo

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 06 mai (Lusa) - Seis juntas de freguesia do concelho de Baião avançam hoje com três ações no Supremo Tribunal Administrativo para tentar impedir a extinção daquelas autarquias, anuncia fonte da câmara local.

Segundo um comunicado do município, a ação vai ser interposta pelas freguesias de S. Tomé de Covelas, Mesquinhata, Ribadouro, Ovil, Teixeiró e Tresouras.

Aquelas freguesias são agregadas a outras contíguas no âmbito da reforma administrativa que o Governo aprovou em 2012.

Segundo a câmara municipal, liderada pelo socialista José Luís Carneiro, que apoia a pretensão das freguesias, a ação judicial "contesta a reforma que se caracteriza por graves vícios de legalidade e de constitucionalidade".

No dia 24 de abril, 39 freguesias de Braga entregaram no Supremo Tribunal Administrativo um conjunto de ações especiais contra a agregação de freguesias imposta pelo novo mapa administrativo.

No caso específico de Baião, hoje revelado, sublinha-se que ocorre "uma aplicação errada dos critérios patentes nas leis da reforma administrativa".

As seis freguesias rejeitam o que consideram "um processo imposto à sua revelia e que vem negar os legítimos interesses e direitos das populações".

"Para além da ação, as freguesias de Baião não deixarão de esgotar, também, todos os mecanismos legais de reação que o direito comunitário e o direito internacional lhes faculta, junto do Tribunal de Justiça da União Europeia, da Comissão Europeia, e do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa", lê-se ainda no comunicado.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.