Presidente da Câmara de Anadia desolada com incêndio em fábrica de bicicletas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Anadia, Aveiro, 27 jan 2022 (Lusa) -- A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, disse hoje estar desolada perante a destruição que as chamas deixaram, durante a madrugada, na fábrica de bicicletas Esmaltina, localizada em Sangalhos.

"É uma grande perda, para os proprietários, para os trabalhadores e para o concelho. Pelo que conseguimos analisar do exterior, a fábrica está praticamente toda destruída: o que está em pé é basicamente a parte de escritórios", referiu.

Um incêndio destruiu, durante a madrugada, a fábrica de bicicletas Esmaltina, localizada em Sangalhos, no concelho de Anadia, distrito de Aveiro.

Em declarações à Lusa, a autarca contou que já esteve com os proprietários da Esmaltina, que "estão em estado de choque e a tentar perceber a dimensão dos prejuízos".

"Não sabem o que possa ter causado o incêndio. O proprietário, ao chegar ao local durante a noite, pensou que o incêndio estava localizado num determinado ponto e quando se aperceberam já corria quase a nave principal", lamentou.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia destacou ainda que este incêndio ocorre numa altura em que "a empresa tinha material pronto para entrega" e "o armazém com stocks que garantiam a continuidade da produção".

"Os funcionários também estão chocados e obviamente preocupados pelo que pude ver, mas demonstram ter grande vontade de dar a mão e ajudar. É preciso ter muita coragem e apoios para poder voltarem a erguer-se, com a motivação e empenho de todos os seus colaboradores, que já são mais de uma centena", acrescentou.

Teresa Cardoso, que assume a liderança da autarquia de Anadia desde 2013, recordou que duas outras empresas, com construções similares, foram atingidas pelas chamas nos seus primeiro e segundo mandatos.

"Ergueram os braços, hoje estão a laborar e desejo que o mesmo possa vir a acontecer com esta empresa. Da parte da Câmara Municipal, estaremos com eles, dentro do que for a nossa capacidade e competências", concluiu.

Fundada em 1970, a Esmaltina é uma das mais antigas empresas de bicicletas do país.

Tem um volume de faturação de cerca de 10 milhões de euros e produz cerca de 200 mil veículos por ano, sobretudo para o mercado ibérico.

"A Esmaltina já produziu mais de três milhões de bicicletas para os seus clientes na Europa, África e América do Sul", lê-se no 'site' na Internet da empresa.

CMM (JML) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.