Professores e funcionários serão testados no início do 2.º período

Professores e funcionários serão testados no início do 2.º período
| País
Porto Canal com Lusa

Os professores e funcionários das escolas vão ser testados ao vírus SARS-CoV-2 no início do 2.º período, anunciou hoje o Ministério da Educação, antecipado que o processo esteja concluído até ao final da segunda semana de aulas.

A decisão de testar estes profissionais no regresso às atividades presenciais surge na sequência de um parecer da Direção-Geral da Saúde, que recomenda "no início do 2.º período do ano letivo 2021/2022, (...) um 'screening' dirigido à comunidade escolar".

Assim, em janeiro todos os docentes e não docentes serão testados, de forma faseada e independentemente do seu estado vacinal.

O Ministério da Educação não precisa quando terá início o rastreio a esses profissionais, mas antecipa que o processo esteja concluído até ao final da segunda semana de aulas.

"Tal como em todos os outros períodos em que decorreu testagem nos estabelecimentos de educação e ensino, e atendendo à capacidade instalada, a realização destes testes rápidos de antigénio ocorrerá de forma faseada, prevendo-se que o procedimento esteja concluído durante as duas primeiras semanas de retoma da atividade presencial", lê-se no comunicado.

O ano letivo é retomado em 10 de janeiro, uma semana após o que estava previsto inicialmente no calendário escolar devido ao agravamento da pandemia da covid-19.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.