Covid-19: Região Norte com estrutura de retaguarda pronta a funcionar

Covid-19: Região Norte com estrutura de retaguarda pronta a funcionar
| Norte
Porto Canal com Lusa

Instalações do Seminário do Bom Pastor, em Valongo, ficam aptas a receber a partir de quinta-feira, "caso seja necessário", uma estrutura de retaguarda covid-19, disse hoje o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.

A estrutura visa acolher infetados da região Norte que já possam fazer a recuperação fora dos hospitais, mas a que faltem condições para tal nas suas residências habituais, tendo uma capacidade de acolhimento de 40 utentes.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins precisou que "toda a estrutura foi montada para reabrir já amanhã [quarta-feira], caso seja necessário, face ao crescendo de casos de covid-19, mas os meios humanos necessários só serão para ali deslocados se e quando for preciso.

"Esperemos que não seja, mas, se for, está pronto", acrescentou o também presidente da Câmara de Gondomar.

Marco Martins recordou que o Seminário do Bom Pastor, propriedade da Diocese Católica do Porto, já recebeu anteriormente outra estrutura de retaguarda covid-19, "a primeira a nível nacional a ser ativada".

Por ela e por duas outras similares na região Norte passaram cerca de 300 centenas de pacientes.

O Norte é hoje a segunda região do país com mais novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas (1.148), só ultrapassado por Lisboa e Vale do Tejo (1.159), segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No todo nacional, registam-se hoje mais 14 mortes associadas à covid-19, mais 3.591 infeções com o coronavírus que provoca a doença e uma diminuição nos internamentos.

O boletim epidemiológico diário da DGS contabiliza 953 pessoas internadas por infeção com o coronavírus SARS-Cov-2, menos 41 do que na segunda-feira, das quais 142 estão em unidades de cuidados intensivos (menos duas).

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.