Novos confrontos no Rio de Janeiro entre manifestantes e polícias
Porto Canal / Agências
A polícia militar do Rio de Janeiro dispersou hoje com violência vários manifestantes no centro da cidade, lançando bombas de efeito e spray de pimenta para dispersar manifestantes, e levando ao menos três manifestantes detidos.
O protesto no Rio de Janeiro começou pacífico por volta das 10h locais (14h de Lisboa), em frente à Igreja da Candelária, no centro da cidade, com pouco mais de 200 pessoas.
Em seguida, os manifestantes iniciaram uma caminhada em direção à Praça da Cinelândia, e juntaram-se a outro protesto, concentrando aproximadamente 1.000 pessoas em frente aos Arcos da Lapa, região boêmia do Rio de Janeiro.
A manifestação seguia pacífica, atraindo a atenção de curiosos, devido ao bom humor de alguns protestantes, que foram fantasiados.
Era possível identificar ainda grupos que usavam camisas vermelhas, possivelmente ligados a movimentos políticos. Muitos levavam cartazes com dizeres contra a concessão do estádio do Maracanã e contra os gastos para o Mundial.
A confusão começou quando um dos manifestantes foi detido pela polícia, conforme mostraram imagens da televisão local.
Vários participantes aproximaram-se dos polícias pedindo que ele fosse solto e os agentes usaram spray de pimenta para dispersar a multidão. Houve tumulto e correria.
A abertura dos jogos da Fifa ocorre daqui a uma hora, no estádio do Corinthians, em São Paulo.
No Rio de Janeiro, a maior concentração para assistir ao jogo será no Fan Fest da Fifa, montado na praia de Copacabana.