Moutinho garante que Portugal não vai alterar estilo de jogo contra Alemanha
Porto Canal
O médio João Moutinho disse hoje que a seleção portuguesa vai manter a sua identidade no encontro com a Alemanha, a 16 de junho, na estreia no Campeonato do Mundo de futebol de 2014.
"Portugal não altera o seu estilo, a sua identidade com nenhum adversário. Tentamos fazer o nosso futebol, impor o nosso futebol, seja com pressão alta ou média-baixa, dependendo do que o jogo ditar. Do outro há uma seleção que também vai tentar impor o seu jogo. Uma equipa muito forte, com excelentes jogadores. Vamos ter a nossa estratégia para tentarmos ganhar esse jogo", afirmou o médio.
Na primeira conferência de imprensa em Campinas, quartel-geral da equipa das "quinas" no Brasil, João Moutinho disse que a seleção não está preocupada com o jogo com a Alemanha, lembrando que as duas equipas se defrontam no Euro2012 e que, apesar da derrota, Portugal ultrapassou a fase de grupos.
"É uma competição diferente, um jogo diferente, contra uma grande seleção. Temos de nos focar principalmente em nós", frisou.
O futebolista não se mostrou apreensivo com as previsões meteorológicas - chuva e 26 graus celsius - para o primeiro jogo, em Salvador, nem com o facto de o encontro com a Alemanha se disputar às 13:00.
"Estamos a preparar [este] como todo os jogos, apesar de não ser a uma hora a que não estamos muito habituados. Temos preparado da melhor forma, vamos estar concentrados para preparar esse confronto frente à Alemanha que é uma grande seleção. As condições atmosféricas são iguais para as duas seleções", afiançou.
Sobre Cristiano Ronaldo, que saiu do treino de hoje com gelo no joelho, João Moutinho assegurou que o "capitão" tem treinado sem limitações e que essa terapia foi apenas prevenção.
O médio do Mónaco voltou a afirmar que o primeiro objetivo da seleção portuguesa é passar a primeira fase, até porque Portugal está num "grupo difícil, com três jogos complicados".
"Conseguindo os pontos necessários nessa fase é que poderemos pensar em algo mais. Claro que o objetivo de todas as equipas é chegar o mais longe possível e o mais longe possível é a final. Mas não podemos pensar na final ou nos oitavos de final se não passarmos primeiro a fase de grupos", alertou.
João Moutinho agradeceu ainda a receção de hoje no primeiro treino aberto em Campinas, em que cerca de 6.000 pessoas gritaram pela seleção portuguesa e, sobretudo por Cristiano Ronaldo, dizendo acreditar que o povo brasileiro vai apoiar a seleção lusa.
"Não foi só o público feminino, mas todas as pessoas que estiveram lá que gritaram, principalmente pelo nome dele [Ronaldo], que é o melhor do mundo, mas acho que foi por todos nós, por Portugal", referiu.