Hospital de São João lança primeira zona tecnológica de emergência médica no país

Hospital de São João lança primeira zona tecnológica de emergência médica no país
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Hospital de São João, no Porto vai lançar a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) de emergência médica, que permitirá uma resposta mais rápida e "afirmar Portugal internacionalmente" na tecnologia para a saúde, anunciou hoje.

Com esta ZLT, que servirá em contexto de emergência médica e situações de catástrofe, "pretende-se encontrar novas soluções de base tecnológica, de forma a tornar mais rápida a resposta em situações de emergência, bem como afirmar Portugal internacionalmente como um espaço preferencial de teste e experimentação de novos conceitos de operação, tecnologias e serviços para a área da Saúde", explica o Centro Hospitalar Universitário de São João, em nota de imprensa.

Esta solução pioneira no país "resulta da combinação de valências dos setores da mobilidade e da aeronáutica, em torno do conceito Mobilidade Aérea Avançada, uma área emergente da indústria aeronáutica que pressupõe a utilização de veículos aéreos de descolagem vertical, incluindo drones", esclarece o hospital.

"O objetivo é testar e experimentar o transporte de carga e de passageiros, caso do transporte de órgãos ou de medicamentos, numa abordagem integrada entre meios físicos de mobilidade aérea e terrestre, conectividade entre os vários meios e plataformas computacionais para gestão das operações que permitam, com base nos dados recolhidos, desenvolver modelos inteligentes de otimização de recursos e rotas", acrescenta.

Citado no documento, o presidente do Conselho de Administração do São João, Fernando Araújo, destaca que, para aquela unidade hospitalar, "integrar um projeto desta dimensão e complexidade tecnológica é uma oportunidade única para fazer parte de um ecossistema de parceiros de áreas tão distintas como são a ciência, a tecnologia e a indústria".

"Procurar respostas rápidas e adequadas a situações de emergência médica não é, apenas, um desígnio dos profissionais de saúde, e unir esforços multidisciplinares para um bem comum é essencial para o país", considera o administrador.

Este projeto alia-se à já anunciada criação de um heliporto, que conta com apoio comunitário através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e do Hub de Mobilidade em Emergência Médica.

Todas estas iniciativas são estratégicas, afirma Fernando Araújo, "e a concretização desta ZLT permitirá também o uso desta infraestrutura em atividades de experimentação na área da mobilidade aérea avançada em rotas aéreas entre o Porto, Braga e Guimarães e a ligação em corredores aéreos aos hospitais de Braga e Valongo".

A ZLT do Hospital de São João será gerida com o apoio do 4LifeLab, "um laboratório colaborativo de dispositivos e sistemas para emergências médicas que conta com parceiros como o CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto".

Também o Município do Porto participará no processo, pois integra a rede europeia de teste de mobilidade aérea urbana.

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.