Bragança quer dar esperança a "gente a desistir de viver" devido à crise

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 26 jun (Lusa) -- O concelho de Bragança vai investir nos próximos dois anos 300 mil euros num projeto social que se propõe devolver esperança num momento em que "há gente quase a desistir de viver" devido à crise.

Crianças, desempregados e idosos são o público-alvo do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) celebrado hoje entre a Câmara Municipal e o Centro Paroquial e Social dos Santos Mártires.

Este tipo de contrato já vigorou nos últimos três anos no concelho, mas o desafio que tem para o futuro é diferente da fase anterior, como afirmou o responsável pelo centro social, José Bento, que aponta para esta nova fase a necessidade "de revitalizar a qualidade humana das pessoas".

"Vivemos hoje um pouco numa sociedade onde já há muita gente a desistir quase de viver, e este projeto, no fundo, apoia-se nas crianças, nos desempregados e nos idosos para dizer que vale a pena procurar, há sempre oportunidades que se criam e se formos todos a criar essas oportunidades será mais vantajoso e vamos conseguir por todos", declarou.

Esta instituição, que há vários anos lida com a pobreza e a exclusão social, é a coordenadora do contrato social e a responsável por identificar beneficiários e encontrar parcerias na rede e na sociedade em geral para a nova realidade ditada pela crise nacional.

"Temos pessoas que nunca se encontraram numa situação de fragilidade e, neste momento, se encontram e não têm instrumentos para as ajudar a ultrapassar porque sempre conseguiram e agora não há portas que se abrem e temos aquelas que sempre estiveram numa situação de vulnerabilidade e que agora ainda sentem mais essa situação", concretizou.

O responsável pela instituição social ligada à Igreja Católica espera, ao longo dos próximos dois anos, encontrar "elos" e também solidariedade na comunidade, "junto daqueles que ainda estão numa situação de conforto".

"E aquilo que vamos procurar tanto com uns, como com outros é dar as mãos para que este projeto possa de alguma maneira criar oportunidades", acrescentou.

Independentemente dos resultados estatísticos, para o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, o mais importante é "fortalecer a coesão social e ir ao encontro de situações de pobreza extrema e ajudar as famílias, os jovens, os cidadãos que se encontrem nessa condição ou que estejam à beira de cair nessa condição".

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.