FC Porto despede-se da FIBA Europe Cup depois de perder na receção ao Legia Varsóvia (82-81), após prolongamento
Porto Canal com FC Porto
O FC Porto está fora da FIBA Europe Cup depois de perder nesta quarta-feira diante do Legia Varsóvia (82-81), após prolongamento, no Dragão Arena, em jogo da sexta e última jornada do Grupo H. Com este resultado, os azuis e brancos terminaram na terceira posição do grupo, com oito pontos, menos um do que o CSM Oradea e menos quatro do que os polacos.
O Legia Varsóvia entrou com a pontaria mais afinada e chegou-se à frente nos primeiros 10 minutos (20-16), mas o FC Porto também acertou a mira, nomeadamente para lá da linha de triplo, e não deixou a equipa polaca fugir perigosamente no marcador. O intervalo chegou com desvantagem para os Dragões (40-37), pese embora as boas performances de Rashard Odomes (11 pontos e 7 ressaltos), Paul Jorgensen (10 pontos) e Charlon Kloof (9 pontos).
O terceiro quarto foi de altos e baixos e isso beneficiou o Legia Varsóvia, que entrou nos derradeiros 10 minutos com nove pontos de vantagem (63-54). O FC Porto iniciou o derradeiro quarto com um parcial de 11-0 e transformou uma desvantagem de nove pontos numa vantagem de dois, mas os polacos não se deixaram ficar num final de jogo verdadeiramente emocionante. A forte reação dos Dragões forçou o prolongamento depois do empate a 74 registado no término do tempo regulamentar.
O prolongamento foi o expoente máximo de um desfecho inglório que o FC Porto fez por não merecer. No derradeiro lance do encontro, Charlon Kloof penetrou para o cesto e conseguiu lançar mesmo sofrendo uma falta que o trio de arbitragem não viu, mas a bola caiu caprichosamente para fora e os Dragões não lograram seguir em frente na FIBA Europe Cup. Charlon Kloof (20 pontos), Brad Tinsley (13 pontos), Paul Jorgensen (12 pontos), Rashard Odomes (11 pontos) e Jonathan Arledge (10 pontos) foram os elementos em maior destaque no coletivo portista.
“Honestamente, acho que o Legia foi melhor, mas podíamos ter ganho. Fizemos um grande esforço para recuperar uma diferença considerável. Tivemos duas hipóteses para ganhar o jogo e em ambos os lances tomámos boas decisões, mas a bola não entrou. No último lance, um dos melhores jogadores conseguiu lançar, mas a bola rodou para fora. É muito duro perder assim, mas perdemos frente a uma equipa que é melhor e que foi melhor. Creio que em alguns momentos acusámos alguma falta de experiência, mas há que continuar a trabalhar. Queríamos muito o apuramento para a próxima fase, mas a equipa tem feito um grande trabalho. Podíamos ter vencido os três jogos em casa, que era o que precisávamos, mas agora temos de nos focar nos próximos objetivos. Estamos tristes, pois nesta casa perder é terrível”, afirmou o treinador Moncho López após a partida.
O FC Porto volta a entrar em campo no dia 4 de dezembro (sábado, 19h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Imortal, em jogo da 10.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.