Simdouro avança com investimentos de 2,23 milhões nos esgotos de Baião

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 26 jun (Lusa) - A sociedade anónima de capitais públicos Simdouro, responsável pela gestão e concessão do sistema multimunicipal do Grande Porto, vai investir 2,23 milhões de euros em infraestruturas de saneamento no concelho de Baião.

De acordo com informação da autarquia local, o investimento vai contribuir para a preservação e valorização ambiental do rio Douro.

A intervenção contemplará a construção de 3,3 quilómetros de intercetor e a reabilitação das atuais estações de tratamento de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, beneficiando sete freguesias, num universo populacional de 10.000 pessoas.

Estão previstas "soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água dos rios, tanto ao nível da preservação do ecossistema natural como das atividades económicas da região".

Atualmente, está em curso a execução do sistema intercetor de Frende, que encaminhará os efluentes recolhidos pelas redes de saneamento, servindo cerca de 900 habitantes.

Até ao momento, foram já investidos cerca de 500.000 euros, nomeadamente em equipamentos localizados em Frende, Mosteirô e de Santa Cruz do Douro.

A apresentação pública dos futuros investimentos está prevista para sábado, na sede da Junta de Freguesia de Loivos da Ribeira.

A SimDouro é uma empresa do grupo Águas de Portugal e tem como objetivo a recolha, tratamento e rejeição final das águas residuais urbanas provenientes de cerca de 520.000 habitantes dos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Vila Nova de Gaia e uma parte de Penafiel (bacia do rio Sousa).

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.