Antigo quiosque transformado em espaço de dinamização do centro de Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 26 jun (Lusa) -- A Câmara de Vila Real inaugura na sexta-feira a Casinha do Cabo da Vila, que transformou um antigo quiosque num espaço de venda de produtos artesanais e de informação turística e quer dinamizar o centro histórico.

Esta iniciativa conta ainda com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) e a Associação de Apoio à Vítima (APAV).

Serão os voluntários da APAV que vão dinamizar a Casinha do Cabo da Vila, que estará aberta entre as 16:00 e as 19:30 e onde estará disponível informação sobre o concelho de Vila Real e artesanato para venda.

O objetivo é, segundo o vice-presidente da autarquia, Domingos Madeira Pinto, dar uma nova dinâmica ao centro histórico da cidade, que está a ser afetado pelo encerramento de estabelecimentos comerciais.

"É mais um ponto turístico, uma âncora para esta zona", afirmou o autarca.

O projeto recupera um antigo e tradicional quiosque, um pequeno local onde eram vendidos jornais e revistas e que fechou já vários anos, e instala ali produtos de 'merchandising' de Vila Real como o linho de Agarez, peças de barro negro de Bisalhães, canecas, camisolas ou postais referentes a esta região.

Para além de informação sobre os pontos turísticos e monumentos do concelho, vai ainda estar disponível informação sobre a vitela maronesa, que é produzida na região e só é vendida em estabelecimentos, restaurantes e talhos, certificados pela Associação de Criadores do Maronês.

As receitas vão reverter a favor da APAV.

O presidente da ACIVR, José Ricardo Fonseca, acredita que esta iniciativa vai ajudar a "atrair mais pessoas para o centro histórico e promover a cidade".

O responsável mostrou-se preocupado com o encerramento de estabelecimentos comerciais.

"No ano passado encerraram 16 lojas no centro histórico. Infelizmente este ano prevê-se que encerrem outras tantas, o que é mau para a cidade, nomeadamente em termos de empregabilidade", sublinhou.

A taxa de desemprego atinge 14,5% da população ativa do concelho.

Apesar dos números negativos, José Ricardo Fonseca, disse que acredita que ainda "se pode fazer alguma coisa" para inverter esta situação, nomeadamente através de iniciativas como a Casinha do Cabo da Vila.

Segundo Madeira Pinto, todas as terças e quintas-feiras haverá ainda animação no espaço exterior do quiosque, com iniciativas que podem ir desde a apresentação de um vinho, de um livro, uma passagem de modelos, uma atuação do conservatório de música ou uma aula de 'fitness'.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.