Presidente angolano diz que Estado vai continuar a empregar no setor social

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 11 nov 2021 (Lusa) -- O Presidente angolano disse hoje, em Luanda, que o Estado quer reduzir a força de trabalho na função pública, mas para o setor social esta orientação é contrária, com admissões maciças de médicos e professores.

João Lourenço falava hoje à imprensa à margem da inauguração do Centro Especializado de Endemias e Pandemias, localizado na comuna de Calumbo, município de Viana, província de Luanda.

"Vocês sabem que o executivo definiu a necessidade de redução da folha de salários da função pública, portanto, como princípio, a tendência será reduzir a força de trabalho da função pública", referiu o Presidente angolano.

De acordo com João Lourenço, o Estado é um grande empregador, "mas quer ser cada vez menos empregador e passar essa responsabilidade para o setor privado".

"Mas, como se costuma dizer, não há regra sem exceção e é precisamente no setor social que nós abrimos essa exceção. Portanto, esta orientação de reduzir a força de trabalho na função pública não está a acontecer no setor social, antes pelo contrário, nós estamos a fazer admissões massivas de médicos, professores e técnicos de saúde nos últimos anos", frisou.

O chefe de Estado angolano disse que no próximo ano deverão iniciar algumas obras de construção de hospitais, podendo algumas terminarem ainda em 2022.

"O que não terminar no próximo ano terminará mais tarde, em [20]23 ou [20]24. Neste exato momento, estamos a edificar o Hospital Geral de Ondjiva, na província do Cunene, e, desta forma, pensamos até aos próximos dois anos concluir o que é essencial em termos de hospitais gerais", referiu.

Segundo João Lourenço, a partir daí passarão a ser alocados recursos para atender a rede primária, "que é vasta".

"São unidades mais baratas, falando individualmente, cada unidade vai ser mais barata, mas são umas poucas centenas, embora nós nesta altura também tivéssemos construído já algumas unidades a nível de municípios", sublinhou.

NME // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.