Sindicato acusa grupo hoteleiro de substituir trabalhadores em greve mas empresa nega

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jun (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria do Norte acusou o grupo Fénix de recorrer a trabalhadores adicionais para fazer face a eventuais lacunas criadas pela greve geral de quinta-feira, acusação que a empresa rejeita.

Na terça-feira, o sindicato emitiu um comunicado no qual referia que o grupo "já contratou trabalhadores extras para trabalharem no dia de greve, na área de restauração e bebidas do hotel Ipanema Park, no Porto, onde se prevê uma elevada adesão à greve geral", pelo que denunciou a situação à Autoridade para as Condições no Trabalho e convocou um piquete de greve para as portas do estabelecimento na quinta-feira.

A administração do grupo Fénix, em comunicado enviado à Lusa, disse assegurar "o cumprimento de todas as normas laborais em vigor" e respeitar, "tal como sempre respeitou, todos os direitos fundamentais dos seus colaboradores, nomeadamente o seu direito à greve", sublinhando que o recurso a pessoal suplementar ocorre em exclusivo em "períodos de férias e de ocupação alta, como é o caso".

Por seu lado, o sindicato referiu que, caso o grupo persista "na violação da lei da greve, será apresentada também uma queixa-crime contra a empresa e diretores que determinaram a contratação dos trabalhadores extras para o dia da greve".

O grupo Fénix salientou disponibilizar "os meios necessários para os colaboradores que vão estar de serviço no dia da greve" e estimou que a adesão no universo total dos hotéis deverá rondar os 6 ou 7%.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.